A General Motors anunciou que os primeiros ventiladores mecânicos produzidos por sua fábrica em Kokomo, no estado norte-americano de Indiana, estão prontos para entrega. Os aparelhos são projetados para uso em pacientes em estado crítico, que precisam ser entubados.

A montadora tem um contrato com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA para produzir 30 mil unidades do modelo V+ Pro, sob licença da Ventec Life Systems. 600 deles estarão prontos até o final de abril, “metade do pedido” até o fim de junho e o restante até o final de agosto, com a possibilidade de produzir mais máquinas se necessário.

“Milhares de homens e mulheres da GM, Ventec, nossos fornecedores e a comunidade de Kokomo se uniram para apoiar seus vizinhos e profissionais da área médica na linha de frente dessa pandemia”, disse a presidente e CEO da GM, Mary Barra. “Todos querem ajudar a mudar a maré e salvar vidas. É inspirador e nos enche de humildade ver a paixão e o comprometimento que as pessoas colocaram neste trabalho.”

A GM não é a única montadora que está usando sua capacidade industrial no combate à Covid-19. A Ford vem produzindo equipamentos de proteção pessoal, incluindo purificadores de ar motorizados (PAPR) e escudos faciais que serão usados pelos profissionais de saúde. E a Tesla vem desenvolvendo um novo modelo de ventilador mecânico, que irá tirar proveito do estoque de peças já disponível para uso no Tesla Model 3.

publicidade

Fonte: Ars Technica