De acordo com um estudo realizado pela Zignal Labs e publicado no jornal I, Bill Gates agora é o principal alvo para fake news e teorias da conspiração relacionadas à Covid-19.

O bilionário foi mencionado 1,2 milhão de vezes entre fevereiro e abril em posts nas redes sociais e programas de TV com informações falsas. O segundo alvo mais popular, uma suposta ligação entre o 5G e a doença, recebeu pouco mais de 800 mil menções.

publicidade

O The New York Times encontrou mais de 16 mil fake news mencionando Gates no Facebook, que juntas receberam mais de 900 mil comentários e likes. Os 10 vídeos mais populares no YouTube relacionando o executivo à doença foram vistos mais de 5 milhões de vezes entre março e abril.

As teorias são as mais variadas possíveis, incluindo que Gates teria criado o vírus para lucrar com uma vacina, que ele estaria participando de um plano para reduzir a população humana, ou que pretende usar a oportunidade para implantar um sistema de vigilância global.

publicidade

Uma entrevista de Gates de 2015, onde ele fala da possibilidade de uma pandemia tão ou mais séria que a gripe espanhola de 1918 ainda durante sua vida e possíveis implicações, é geralmente citada como “prova” destas teorias.

publicidade

Na realidade, Gates está investindo esforços e recursos financeiros consideráveis no combate à Covid-19. A Bill & Melinda Gates Foundation, que ele mantém em conjunto com sua esposa, está financiando o desenvolvimento de sete possíveis vacinas contra o vírus Sars-CoV-2, que causa a doença.

Além disso, nesta semana a fundação anunciou uma doação de US$ 150 milhões (cerca de R$ 785 milhões) para a Organização Mundial de Saúde (OMS), dinheiro que será usado nos esforços globais de combate à doença.

publicidade

Fonte: The New York Times