Rumores da indústria apontam que a Samsung estaria desenvolvendo um sensor para as câmeras dos seus futuros smartphones com nada menos do que 250 megapixels. Esse componente teria quase cerca de 2,5 cm de tamanho, consideravelmente maior do que o atual sensor de 108 MP do Galaxy S20 Ultra, que tem menos de 2 cm.

É fato que estamos entrando na era dos sensores com mais de 100 milhões de pixels. Além do Galaxy S20 Ultra, outros modelos contam com essas super câmeras, como o Xiaomi CC9, Xiaomi MIX Alpha, Motorola Edge+, Xiaomi 10 e Xiaomi 10 Pro. Mas os objetivos da Samsung parecem ser ainda mais ambiciosos.

Na semana passada, Yongin Park, chefe da equipe de negócios de sensores da Samsung, revelou em uma postagem no site da empresa que o objetivo no futuro é um sensor de 600 MP, que forneça mais detalhes do que o olho humano pode ver. Segundo Park, os olhos humanos possuem uma “resolução” de cerca de 500 MP. O objetivo de sua equipe é desenvolver sensores que possam superar isso.

Então não é de se espantar que o desenvolvimento do sensor de 250 MP já esteja caminhando. O maior gargalo atualmente é fazer isso caber em um smartphone. Uma maneira seria reduzir o tamanho do pixel – os sensores HM1 e HMX (utilizados pela Samsung e Xiaomi, respectivamente) têm tamanho de pixel de 0,8 μm, que até recentemente eram os menores disponíveis. Mas a Samsung já desenvolveu sensores baseados em pixels de 0,7μm e espera poder levar a miniaturização ainda mais longe.

publicidade

Via: GSM Arena