Com o avanço da pandemia de coronavírus e a imposição do isolamento social, os grandes museus se viram obrigados a fechar suas portas. Apesar do transtorno, muitos deles decidiram liberar parte dos seus acervos de forma online e gratuita. O Museu Britânico não ficou de fora desse movimento e anunciou que mais da metade da sua coleção, com 4,5 milhões de objetos, pode ser vista em seu site.

Além dos itens, também estão disponíveis 1,9 milhão de imagens, sendo que cerca de 280 mil são divulgadas pela primeira vez. Você não apenas pode visualizá-las, como até utilizá-las para fins não comerciais.

publicidade

Dos objetos que podem ser encontrados no site, merecem destaque uma pintura perdida de Dante Gabriel Rossetti, da época pré-rafaelita, um pingente da Idade do Bronze e até uma escultura da Ilha de Páscoa.

publicidade

Segundo o museu, o lançamento da experiência já estava sendo planejado há algum tempo, mas foi adiado devido ao coronavírus. Apesar de não substituir uma experiência real de visitação ao museu, o acervo online permite que qualquer pessoa com uma conexão decente de internet possa conhecer parte do museu e, durante o período de isolamento social, ter mais uma opção de distração.

Via: Engadget