Ao navegar na internet é bem comum que o seu navegador acabe coletando dados para aperfeiçoar a sua experiência e resolver problemas encontrados nele. Além disto, redes sociais como o Facebook também acabam monitorando as suas atividades na internet, algo que pode ser bloqueado com o auxílio de alguns programas e extensões.

Por sua vez, recentemente, quem se viu envolvida em uma polêmica referente à coleta de dados de seus usuários foi a Xiaomi, com os navegadores para Android, possíveis de serem utilizados até mesmo em aparelhos de outras marcas. Para você ficar um pouco mais seguro na hora de acessar a internet no celular, confira esta lista elaborada pelo Olhar Digital com 5 navegadores que respeitam a sua privacidade.

Duck Duck Go Privacy Browser – Android/iOS/Site

O Duck Duck Go é mais conhecido pelo seu site de buscas, que respeita a privacidade do usuário ao não guardar os dados das pesquisas realizadas. Já para celulares, o navegador traz esse mesmo mecanismo de buscas e ainda conta com outras ferramentas para impedir o envio de seus dados de navegação para outros locais, além de apagá-los automaticamente ao ser fechado.

Reprodução

publicidade

Brave Browser – Android/iOS/Site

Uma ferramenta bem reconhecida por conta de seu foco em privacidade é o navegador Brave Browser, que também possui uma versão para computadores. Além de contar com a proteção contra rastreios, o Brave também inclui um bloqueador de scripts maliciosos e prioriza, sempre que possível, o uso do protocolo HTTPS, algo bem importante hoje em dia devido a suas camadas extras de proteção.

Reprodução

Tor Browser – Android/Site

A rede Tor é mais conhecida nos computadores por permitir acessar a Deep Web, que tem sites não indexados por buscadores comuns como o Google, por exemplo. Apesar disso, tanto no PC quanto no celular, os navegadores do projeto Tor também podem ser utilizados para acessar sites comuns de forma mais segura, apesar de sua conexão ser mais “lenta” devido aos mecanismos de proteção de sua rede.

Epic Browser – Android/iOS/Site

Uma opção um pouco mais desconhecida em nossa lista é o Epic Browser, que assim como os outros navegadores listados, também bloqueia anúncios, rastreadores e outros itens que possam ameaçar a sua privacidade. Entretanto, o motivo para ele estar em nossa lista é justamente pelo fato de ele possuir uma VPN integrada, que pode ajudar você a navegar em uma conexão mais segura ao deixá-la criptografada.

Reprodução

Vivaldi Browser – Android/Site

O último navegador de nossa lista acaba sendo bem famoso no PC por conta de seu alto poder de personalização, mas este não é o seu único destaque. Além de possuir recursos bem úteis como um modo de leitura, Speed Dial para favoritos e até um gestor de notas, o Vivaldi também traz opções para navegar na internet com mais privacidade, ao bloquear rastreadores e permitir que o seu mecanismo de busca seja alterado.

Reprodução