Lua fará conjunção com Júpiter e Saturno nesta terça; veja como observar

Diminuição da poluição do ar, causada pela quarentena, facilitará a observação do fenômeno
Redação11/05/2020 23h01, atualizada em 11/05/2020 23h50
20200511075752-1920x1080
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

De acordo com o calendário astronômico de maio, esta terça-feira (12) é o dia em que a Lua fará conjunção com dois planetas: Júpiter e Saturno. Os dois encontros acontecerão consecutivamente – aproveite a oportunidade.

Ofertas

Em termos astronômicos, uma conjunção acontece quando dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos. Claro que se trata apenas de uma ilusão óptica causada pela posição dos astros em relação à perspectiva terrestre, mas não deixa de ser um fenômeno muito interessante.

Em meio à pandemia de coronavírus e, consequentemente, ao isolamento social, a diminuição da poluição do ar proporciona um céu mais limpo para observações mais satisfatórias. Portanto, este é o melhor momento para atividades como essas.

No caso do fenômeno que acontecerá amanhã, é importante se atentar à hora para não perder as rápidas conjunções. Primeiramente, a Lua se encontrará com Júpiter, às 22h53. Depois, é a vez de Saturno, às 23h14.

Além disso, a dica principal para essa observação é: mantenha o olhar para o leste.

Como se orientar

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque ou um app em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o Sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Reprodução

Apps de bússola para Android e iOS, respectivamente

Quanto ao app, existem inúmeras opções. Quem tem iPhone não precisa de um app extra, basta usar a Bússola, que é parte do iOS. Para Android, a recomendação do Olhar Digital é o Apenas uma bússola, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital