Segundo o calendário astronômico de maio, na madrugada desta quinta-feira (14) – de hoje para amanhã – a Lua fará conjunção com Marte! O fenômeno será visivel a partir de 00h40 até o amanhecer, por volta das 6h.

Na linguagem astronômica, uma conjunção ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparentam estar próximos. É claro que se trata de uma ilusão óptica, causada pela posição dos astros em relação à perspectiva de quem está na Terra, mas mesmo assim, é um belo fenômeno para se observar.

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus diminuiu a poluição do ar, o que resultou em um céu mais limpo, facilitando a observação desse tipo de fenômeno.

No caso da conjunção lunar com Marte, é importante se lembrar de olhar para o leste, a partir de 0h40 até às 06h00. Para fazer isso e não acabar olhando para o lado errado, é preciso identificar os principais pontos cardeais, isso pode ser mais fácil do que você imagina.

publicidade

Um velho truque se baseia em uma frase que você talvez tenha aprendido na escola: “o Sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Reprodução

Foto: Apps de bússola para Android e iOS, respectivamente