O Chrome é um dos navegadores mais utilizados no mundo tanto em computadores quanto em celulares devido aos seus recursos de sincronização e outras inúmeras funções úteis. Apesar de ser tão popular, muitos usuários acabam reclamando do alto consumo de memória do navegador, que acaba deixando o aparelho em que está sendo utilizado lento.

Já para a sua próxima versão, procurando amenizar um pouco este problema, o Chrome virá com um recurso ativado por padrão que é capaz de bloquear anúncios pesados, mas que pode ser ativado agora mesmo com uma pequena configuração no computador e no Android. A seguir, veja como ativar agora a função do Google Chrome para bloquear a execução de anúncios pesados.

Importante

Não é necessário utilizar uma versão Beta ou Canary do navegador para habilitar esta nova função. Além disto, vale notar, você pode reverter esta configuração em caso de problemas a qualquer momento que julgar necessário. Nos testes realizados pelo Olhar Digital, a função não foi localizada no navegador para iOS (sistema do iPhone) em sua última versão estável.

Como bloquear a execução de anúncios pesados no Chrome no PC

O processo para bloquear este tipo de anúncio é bem simples, sendo que apenas um parâmetro do navegador acaba sendo modificado. Confira:

publicidade

1. Abra o Google Chrome normalmente e verifique se ele está atualizado para sua última versão;

2. Acesse este endereço: chrome://flags;

Reprodução

3. Faça uma busca no campo destacado por “Heavy Ad Intervention”;

Reprodução

4. Agora, em “Default”, mude o valor para “Enabled”;

Reprodução

5. Na mensagem que surge, clique em “Relaunch”.

Reprodução

A partir desse momento o Google Chrome já deverá bloquear os anúncios que são considerados pesados, inclusive, as propagandas consideradas pesadas ficarão com um aviso de que foram removidas.

Como bloquear a execução de anúncios pesados no Chrome no celular

O processo para realizar o bloqueio destes anúncios problemáticos no celular é praticamente o mesmo, sendo que apenas algumas diferenças são vistas em sua interface. Veja:

1. Acesse a Google Play e atualize o Google Chrome para sua última versão disponível;

2. Abra o navegador normalmente e acesse o endereço: chrome://flags;

Reprodução

3. Na página carregada, procure por “Heavy Ad Intervention”;

Reprodução

4. Troque o seu valor de “Default” para “Enabled” e toque em “Relaunch”.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como ativar a função do Chrome para bloquear anúncios pesados sem ter que aguardar pela atualização do navegador.