Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Chrome vai começar a bloquear anúncios que consomem muitos recursos do aparelho – especialmente a bateria do smartphone e o tráfego de dados da banda larga doméstica. De acordo com o Google, as mudanças no navegador passam a vigorar nos últimos dias de agosto.
Ofertas
Por: R$ 112,40
Por: R$ 2.288,93
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 3.099,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
“Descobrimos recentemente que uma fração de 1% dos anúncios consome uma parcela desproporcional de recursos do dispositivo, como bateria e dados de rede, sem que o usuário saiba. Esses anúncios (como aqueles que exploram criptomoedas, são mal programados ou não são otimizados para uso em rede) podem esgotar a vida da bateria, saturar redes já sobrecarregadas – e custar dinheiro”, afirma a empresa.

Se o browser detectar que um anúncio estiver usando muitos recursos, o Chrome exibirá uma página de erro no quadro em que a propaganda seria exibida. As limitações serão 4 MB de dados de rede, 15 segundos de uso da CPU em período de 30 segundos ou 60 segundos do uso total do processador.
“Embora apenas 0,3% dos anúncios excedam esse limite hoje, eles representam 27% dos dados de rede usados por anúncios e 28% de todo o uso da CPU das propagandas publicitárias”, segundo a companhia.
Via: Chromium Blog