Há algum tempo, o Google introduziu no Gmail um recurso que usa inteligência artificial para sugerir frases na hora de compor um email. Agora, é a vez da Microsoft. Durante a Build 2020, a empresa confirmou que o Outlook ganhará um recurso similar para economizar a digitação de mensagens.

Mais do que apenas prever as próximas palavras, o sistema promete ser mais inteligente para detectar o tom correto da mensagem automática. Segundo a Microsoft, sua tecnologia consegue inferir a intenção do usuário, o que é importantíssimo para permitir uma comunicação mais clara.

publicidade

O sistema é simples. Quando o usuário começar a digitar uma mensagem, ele poderá ver a sugestão do Outlook em uma cor mais clara, que será ajustada conforme ele pressiona novas teclas. Para aceitar a sugestão, bata pressionar a tecla Tab; para rejeitar, é só continuar digitando normalmente.

O recurso é parte de um projeto mais amplo de trazer cada vez mais para perto do usuário a inteligência artificial, tema recorrente da Build 2020. A empresa também anunciou um dos supercomputadores mais poderosos do planeta, totalmente baseado na nuvem do Azure, que será dedicado à inteligência artificial.

publicidade

Uma parte importante da visão de longo prazo da empresa é o que se tem chamado de Microsoft Turing, que é uma tecnologia de inteligência artificial voltada especificamente para o processamento de linguagem. Para isso, é necessário reformular o modo como os algoritmos são criados. Em vez várias pequenas IAs, cada uma dedicada a uma tarefa específica, a Microsoft defende uma alternativa mais ampla, capaz de realizar várias tarefas a partir de uma única base de treinamento.

Essa proposta do Turing tem se refletido dentro do pacote Microsoft 365 (que substitui o Office 365), com sua utilização para correção de texto, por exemplo, e outras funções ligadas à linguagem.

publicidade

Mais sobre a Build 2020: