EnglishPortugueseSpanish

Quando pensamos na velocidade da luz, imaginamos algo tão rápido que parece até ser instantâneo. Porém, se afastando cada vez mais, até mesmo o que consideramos o limite de quão veloz algo pode ser na natureza e ter uma longa aventura na imensidão do universo. James O’Donoghue, cientista planetário famoso por seus vídeos na internet e atualmente na Agência de Exploração Espacial do Japão (Jaxa) mostrou isso em uma nova animação.

publicidade

Este não foi o primeiro vídeo feito para mostrar a velocidade da luz viajando pelo espaço. No início de 2019, O’Donoghue divulgou uma série de três filmes para mostrar porque leva tanto tempo para receber e enviar mensagens para rovers em Marte e porque seria extremamente difícil se comunicar com possíveis habitantes de exoplanetas distantes.

Já no novo vídeo, ele se concentra em mostrar o tempo que a luz leva para atingir Marte. Enquanto a imagem está focada apenas na Terra, o feixe some da tela em menos de um segundo. Depois, porém, ao se afastar cada vez mais, os primeiros raios de luz levam longos três minutos até atingir o Planeta Vermelho.

Portanto, mesmo que algo esteja a poucos anos-luz de distância, pode ter certeza de que está realmente distante.

Via: Futurism