Astrônomos descobrem estrela anêmica quase tão antiga quanto o universo

Astro está a 35 mil anos-luz de distância e tem idade estimada de 13,8 bilhões de anos

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 18/05/2020 13h40
Astronomos encontram estrela quase tão antiga quanto o universo
A A A

Pesquisadores encontraram uma estrela quase tão antiga quanto o universo, com aproximadamente 13,8 bilhões de ano. A gigante vermelha, que recebeu o nome de SMSS J160540.18-144323.1, está a cerca de 35 mil anos-luz de distância e possui os níveis mais baixos de ferro que qualquer outra estrela na Via Láctea.

“Esta estrela incrivelmente anêmica, que provavelmente se formou poucas centenas de milhões de anos após o Big Bang, tem níveis de ferro 1,5 milhão de vezes inferiores aos do Sol”, destacou o astrônomo Thomas Nordlander.

A metodologia de quantificar o nível de ferro para determinar a idade dos astros se dá pelo fato de o universo primitivo não possuir metais. Por conta disso, as primeiras estrelas eram compostas basicamente de hidrogênio e hélio.

Dessa forma, a estrela descoberta provavelmente foi uma das primeiras a surgir na segunda geração. Para efeito de comparação, acredita-se que o nosso Sol seja da centésima. Além disso, a SMSS J160540.18-144323.1 está morrendo. Por ser um gigante vermelho, significa que está no fim de sua vida útil, consumindo o final de seu hidrogênio para a fusão de hélio.

espaço Estrelas Sol Via Láctea universo Ciência&Espaço
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.