EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O YouTube anunciou nesta quinta-feira (28) o lançamento de um novo recurso que permite incluir capítulos em vídeos na plataforma. A ferramenta estava em teste desde abril, disponível para um público restrito, mas agora será liberado para todos os usuários.

A novidade é simples, permitindo determinar diferentes pontos de interesse no vídeo, facilitando a vida de quem está interessado em uma parte do conteúdo, mas não quer assistir a tudo para chegar à parte desejada. Não é diferente dos capítulos de um DVD ou Blu-Ray.

publicidade

Você poderá perceber a mudança quando passar o mouse sobre o vídeo. A barra de progresso do YouTube agora conterá pequenas marcas pretas que dividirão o conteúdo em capítulos, indicando onde um começa e o outro acaba. Colocando o cursor sobre alguma dessas quebras, será possível descobrir o material daquela divisão. No celular, o funcionamento é o mesmo.

O mecanismo não é automático, no entanto. Para que um vídeo seja dividido dessa forma, será necessário que o autor coloque os “timestamps”, que são marcações de tempo que devem ser colocadas na descrição do vídeo manualmente. Muitos criadores já fazem isso, especialmente em casos de vídeos muito longos, e agora a interface do YouTube reconhecerá essas marcas para inclui-las no player, como aponta o site The Verge.

O YouTube também vai começar a alertar os produtores para que eles incluam essas informações de tempo no campo de descrições na hora do upload, mas esse processo será totalmente opcional.

publicidade

Há algumas regras para o uso da ferramenta. A primeira marcação deve ser a de 00:00, apontando o início do vídeo e todas elas precisam estar acompanhadas de um título para o capítulo. Não há limite para “quebras” do conteúdo, mas o YouTube determina que os criadores utilizem no mínimo três marcações com no mínimo 10 segundos entre elas.