O YouTube anunciou nesta quinta-feira (28) o lançamento de um novo recurso que permite incluir capítulos em vídeos na plataforma. A ferramenta estava em teste desde abril, disponível para um público restrito, mas agora será liberado para todos os usuários.
A novidade é simples, permitindo determinar diferentes pontos de interesse no vídeo, facilitando a vida de quem está interessado em uma parte do conteúdo, mas não quer assistir a tudo para chegar à parte desejada. Não é diferente dos capítulos de um DVD ou Blu-Ray.
Você poderá perceber a mudança quando passar o mouse sobre o vídeo. A barra de progresso do YouTube agora conterá pequenas marcas pretas que dividirão o conteúdo em capítulos, indicando onde um começa e o outro acaba. Colocando o cursor sobre alguma dessas quebras, será possível descobrir o material daquela divisão. No celular, o funcionamento é o mesmo.
O mecanismo não é automático, no entanto. Para que um vídeo seja dividido dessa forma, será necessário que o autor coloque os “timestamps”, que são marcações de tempo que devem ser colocadas na descrição do vídeo manualmente. Muitos criadores já fazem isso, especialmente em casos de vídeos muito longos, e agora a interface do YouTube reconhecerá essas marcas para inclui-las no player, como aponta o site The Verge.
O YouTube também vai começar a alertar os produtores para que eles incluam essas informações de tempo no campo de descrições na hora do upload, mas esse processo será totalmente opcional.
Há algumas regras para o uso da ferramenta. A primeira marcação deve ser a de 00:00, apontando o início do vídeo e todas elas precisam estar acompanhadas de um título para o capítulo. Não há limite para “quebras” do conteúdo, mas o YouTube determina que os criadores utilizem no mínimo três marcações com no mínimo 10 segundos entre elas.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de maio de 2020 20:50