A Itália lançou seu aplicativo oficial para rastreamento de contatos de Covid-19. O “Immuni”, imune em italiano, foi desenvolvido com base na tecnologia da Apple e do Google para rastrear infecções. A partir da próxima segunda-feira (8), o app vai funcionar como projeto piloto nas regiões Ligúria, Abruzzo, Marcas e Apúlia. Após um período de testes, o restante do país vai receber o aplicativo.

O “Immuni” é um dos primeiros a se basear na API de rastreamento de contado das gigantes Apple e Google e segue a Suíça com o início dos testes. O aplicativo utiliza Bluetooth para identificar dispositivos móveis que tenham se aproximado. Caso algum usuário testar positivo para a Covid-19 e registrar no app, todos que estiveram próximos a ele serão alertados e aconselhados a se isolar e realizar o teste.

publicidade

Quando o aplicativo foi anunciado, surgiram preocupações sobre possíveis violações de privacidade. O governo, porém, afirmou que não há nenhuma coleta de dados pessoais ou de geolocalização. Além disso, todos os dados armazenados nos smartphones são criptografados e serão excluídos quando não forem necessários ou “no mais tardar até o fim do ano”.

ReproduçãoCurva de casos confirmados na Itália. Foto: Reprodução/Google

publicidade

A Itália foi um dos países mais afetados pelo novo coronavírus. No total, são mais de 233 mil infectados e 33.475 óbitos confirmados. Apesar disso, o país conseguiu abaixar sua curva e está em processo de relaxamento das medidas de prevenção.

Via: Engadget

publicidade