O Signal, aplicativo com foco em privacidade, anunciou uma nova ferramenta com desfoque para o rosto em fotos. A novidade vai ser incorporada à versão mais recente do app disponível para Android e iOS. O que significa que, ao compartilhar uma imagem, o usuário poderá desfocar rapidamente o rosto de alguém, contribuindo com a privacidade e segurança das pessoas que expostas na imagem.

No blog oficial da empresa, a cofundadora do Signal, Moxie Marlinspike, afirmou que a novidade tem relação aos protestos contra o racismo e a violência policial que têm se espalhado pelo mundo. Segundo a companhia, desde que as manifestações iniciaram, houve um aumento no número de downloads do aplicativo. Devido a sua criptografia de código aberto e de ponta a ponta, elogiada por várias figuras que defendem a privacidade como o ex-NSA Snowden, o app dificulta a interceptação de mensagens, o que faz dele uma ferramenta mais segura para organizar passeatas em relação aos outros mensageiros.

Ao selecionar a opção ‘Blur’ na barra de ferramentas, os rostos são automaticamente detectados e embaçados. Caso o usuário desejar, é possível fazer alterações manualmente para arrumar alguma falha. Com todo o processo feito no dispositivo, a imagem com o rosto aparente não sai do telefone.

Barra de tarefas com a nova opção “Blur”. Foto: Reprodução

publicidade

Apesar da novidade e tentativa de proteger colegas de protestos, há formas de reverter algumas formas de desfoque ou pixelagem com o uso de ferramentas apropriadas. Além disso, há outras maneiras de identificação, como roupas e tatuagem. Também é possível encontrar a pessoa por meio de imagens de câmeras de vigilância ou fotos da imprensa. Por enquanto, a melhor maneira de ocultar a identidade é usando máscaras. 

Via: The Verge