Já faz algum tempo que o último iPad Pro foi lançado, mas uma de suas principais inovações foi pouco explorada. Trata-se do aprimoramento da tecnologia de realidade aumentada (AR, em inglês), graças ao novo sensor de profundidade Lidar. Uma entre as várias possibilidades da ferramenta, que deve estar presente nos próximos iPhones, é escanear ambientes em 3D.

A Occipital é uma das empresas que se dedicou a esse recurso, com seu programa Canvas. O app usa os sensores para detectar a profundidade dos ambientes e criar o modelo. O iPad Pro e os iPhones a serem lançados ainda em 2020, porém, são apenas os primeiros dispositivos que a Apple deve disponibilizar com realidade aumentada.

ReproduçãoProjeção 3D feita em iPad Pro. Foto: Occipital

Vale destacar que o Lidar não utiliza câmeras. O sensor coleta matrizes de ponto no espaço, formando uma malha e um mapa 3D. A expectativa, porém, é que, em um futuro próximo, os dispositivos possam utilizar uma mescla de imagens da câmera com as medições do sensor. “Pode permitir uma nova geração de aplicativos que não são apenas informações geométricas, mas também informações semânticas”, destacou Anton Yakubenko, vice-presidente de produto da Occipital.

publicidade

A convenção anual da Apple, a WWDC, vai acontecer de forma remota na próxima semana. São aguardados anúncios importantes em ferramentas de AR, como ampliação nas funções do Lidar e como elas se relacionam com o próximo iPhone.

Via: CNet