A Worldwide Developers Conference (WWDC), evento global da Apple voltado a desenvolvedores, começa na próxima segunda-feira (22). Em sua 30ª edição, o congresso acontecerá inteiramente online devido à pandemia de Covid-19. Isso não diminui, entretanto, as expectativas sobre as tradicionais apresentações de novos produtos da empresa.
O evento deve ser marcado pelo lançamento do iOS 14, a nova versão do sistema operacional do iPhone. Espera-se também que a Apple revele as plataformas macOS 10.16, watchOS 7 e o iPadOS 14.
Como lembra o Engadget, no entanto, existe uma vasta lista de rumores que apontam para possíveis novidades que a empresa pode anunciar durante a WWDC 2020. Entre elas, mudanças de interface no iOS, novos chips em dispositivos do macOS, além do aprimoramento do uso de mouses em iPads.
A Apple deve introduzir uma página com uma lista de aplicativos à tela inicial do iOS 14 para facilitar o acesso a programas instalados nos dispositivos. O rumor tem origem em códigos do sistema operacional obtidos pelo site especializado 9to5mac. O recurso permitiria ao usuário filtrar os aplicativos de acordo com algumas categorias, como notificações não lidas e usados recentemente.
Além disso, a empresa estaria planejando permitir a movimentação de widgets na página inicial, de forma similar ao Android. Atualmente, é possível fixar na tela principal do iOS somente ícones para acessar aplicativos. Os widgets ficam relegados a um painel secundário e separado do restante do sistema.
Ilustração de Parker Ortolani, líder de desenvolvimento do BuzzFeed, de como pode ser a lista de aplicativos na home do iOS 14. Imagem: Parker Otolani
Já o site Bloomberg relatou ainda neste ano que a Apple considera liberar que apps de empresas terceiras sejam configurados como padrão para algumas funções, como o envio de e-mail e navegação na internet. De acordo com o Engadget, o movimento pode ser uma resposta da Apple diante das investigações de violações de regras antitruste que ocorrem contra a companhia na Europa e nos Estados Unidos.
Outra novidade que pode ser apresentada na WWDC é a nova função de “menção” para o iMessage. Isso permitirá aos usuários marcarem um contato específico nos chats em grupo da plataforma.
Os rumores também indicam um novo programa de realidade aumentada que apresentará informações a partir de QR Codes fornecidos pela própria Apple. Os detalhes do projeto, porém, ainda são escassos.
Segundo o Engadget, a Apple ainda deve apresentar uma atualização para empregar recursos de realidade aumentada no app “Find My”, que ajuda usuários a monitorar a localização de seus dispositivos. Ainda no âmbito de aplicativos, a companhia planeja o lançamento de um app dedicado ao download de vídeos e materiais relacionados à ginástica e musculação. A iniciativa competirá com o Nike Training Club e outros programas do segmento.
Os rumores sugerem ainda que iPhones e Apple Watches ganharão funções para destravar veículos. De acordo com vazamentos do 9to5mac, códigos do sistema operacional iOS 14 sugerem que a BMW pode ser a primeira montadora a oferecer a ferramenta a seus clientes.
O iPadOS 13.4 introduziu o suporte nativo de mouses e trackpads aos dispositivos da Apple. Segundo o 9to5mac, o iPadOS 14 deve aprimorar ainda mais este recurso.
O site aponta que os mouses podem contar com cursores inspirados no macOS. A novidade sugere um movimento da Apple para oferecer uma experiência de uso semelhante ao de desktops para usuários de iPad. A companhia ainda deve introduzir novos gestos para trackpads, como um toque com dois dedos para simular um clique com o botão direito do mouse.
A WWDC também pode trazer novidades para a Apple Pencil, a caneta inteligente da Apple. Uma nova função permitirá que usuários escrevam fisicamente em qualquer campo de texto dos dispositivos. O iPadOs reconhecerá a caligrafia e converterá o texto para o formato tradicional das plataformas da empresa, de forma semelhante ao que acontece no smartphone Samsung Galaxy Note.
A Bloomberg noticiou, em abril, que a Apple lançará Macs com chips ARM em 2021. A expectativa, no entanto, é que a mudança seja anunciada em 2020, e a WWDC 20 pode ser uma oportunidade da empresa para comunicar os desenvolvedores. A Apple utiliza processadores Intel Core desde 2006.
O chip será baseado no A14, que deve ser empregado na geração 2020 de iPhones. Analistas estimam que a migração da Apple para o uso de chips próprios pode gerar uma economia de 40 a 60% no investimento da companhia em processadores.
Apple Watch. Imagem: iStock
Em relação ao watchOS 7, o sistema operacional de relógios inteligentes da companhia, é aguardada uma nova função que permite que pais gerenciem o Apple Watch de seus filhos a partir de um único iPhone. Assim, os adultos teriam controle total sobre os aplicativos, contatos, músicas e outros conteúdos acessados pelas crianças.
Os rumores indicam ainda a introdução de um novo recurso de rastreamento de sono no watchOS 7, bem como uma ferramenta para medir os níveis de oxigênio no sangue do usuário. De acordo com o Engadget, ainda são previstas melhorias no recurso de eletrocardiograma do Apple Watch.
Fonte: Engadget