Durante a WWDC 2020 realizada nesta semana, a Apple anunciou a nova versão do seu sistema operacional para celulares. Assim, o iOS 14 foi revelado com direito a muitos recursos novos que podem facilitar a vida de seus usuários, sendo que muitas pessoas já notaram a semelhança deles com certas funções que apareceram primeiro no Android e até em outros sistemas mais antigos.

Mesmo estando disponível apenas para ser testado por desenvolvedores em uma versão Beta neste momento, o Olhar Digital analisou quais os melhores recursos novos do iOS 14 e como eles podem te ajudar no dia a dia. Confira!

Chamadas recebidas não ocupam toda a tela

Uma novidade pequena, mas que pode se provar bastante útil no iOS 14, é que as ligações recebidas no aparelho não passam mais a ocupar toda a tela. Assim, por exemplo, se você está navegando na internet e não deseja atender uma ligação, não será necessário parar de ler o conteúdo de site apenas para rejeitar a chamada.

App Library

Ao fazer a instalação de qualquer aplicativo no iOS, inevitavelmente, um atalho dele é adicionado em sua tela inicial. Apesar de isso não parecer um problema, com o tempo, o número de aplicativos instalados em seu celular tende a crescer e organizá-los apenas em pastas pode não ser fácil.

publicidade

Reprodução

Por sua vez, o iOS 14 ganhou o chamado App Library, que funciona como a famosa “gaveta de aplicativos” do Android, que é aberta com uma ação por gesto e traz todo os aplicativos instalados. Entretanto, diferente do que vemos em algumas interfaces para o Android, o App Library do iOS 14 se mostra mais eficiente e inteligente, já que nele os aplicativos podem ser separados em pastas ou categorias e seus ícones ficam em evidência para que você os localize rapidamente.

Notificação de câmera e microfone em uso

Ao utilizar algum aplicativo ou até mesmo as funções do próprio sistema para fazer uma chamada de voz ou de vídeo, as vezes você pode acabar fechando o aplicativo de maneira incorreta, fazendo com que a chamada em si continue em andamento sem o seu conhecimento. Para evitar este tipo de situação inconveniente, o iOS 14 agora mostra uma pequena notificação de que o seu microfone ou câmera está em uso.

Reprodução

Além disto, na Central de Controle do iPhone, você também poderá verificar quais apps utilizaram estes recursos de seu celular recentemente. O que acaba sendo uma boa adição para quem está preocupado com a privacidade e precisa saber se os apps instalados estão respeitando-a.

Ações por gestos na parte de trás do telefone

Uma novidade bem interessante do iOS 14 fica por conta de um recurso que está disponível em sua parte de acessibilidade. Agora, nas configurações do sistema, é possível definir uma ação a ser realizada ao dar dois ou três toques em sua parte traseira.

Assim, por exemplo, você pode pedir que com este simples gesto um aplicativo seja aberto, o volume seja diminuído entre outras inúmeras ações.

Filtros para mensagens SMS

Apesar de muita gente já ter deixado a tecnologia SMS de lado, ela ainda é utilizada para diversas situações e principalmente por empresas. Já pensando em facilitar a organização do que é recebido por meio desta tecnologia, o iOS 14 é capaz de categorizar automaticamente estas mensagens.

A grande vantagem disto é que quando você acessa o aplicativo de mensagens da Apple, você poderá filtrar quem são os seus contatos conhecidos, desconhecidos e até mesmo as empresas que estão fazendo spam. Assim, fazer uma limpeza de suas mensagens ficou bem mais fácil.

Notas de voz com cancelamento de ruído

Ao fazer a gravação de uma nota por voz para ter um lembrete, muitas vezes, o som do lugar em que você está pode comprometer a qualidade da gravação. Para melhorar essa questão, o gravador do iPhone no iOS 14 ganhou uma função  capaz de fazer o cancelamento de ruído e deixar os seus áudios mais “limpos”.

Transcrição de conversas em tempo real para outro idioma

As viagens podem até não estar tão em alta neste momento devido a pandemia do coronavirus, mas um novo recurso do iOS pode se mostrar bem útil. Assim como o Google Tradutor já faz, o iOS 14 traz o aplicativo Translate, que também possui uma função para fazer a transcrição em tempo real de uma conversa para outro idioma.

Reprodução

Dessa forma, quando você estiver conversando com alguém de outro país em outro idioma, traduzir uma frase ficará bem mais fácil.

Widgets

Os widgets que ficam na tela inicial do celular já podem até ter feito mais sucesso no passado, mas ainda são boas opções para quem não quer ficar abrindo um aplicativo toda hora. Finalmente, eles também resolveram aparecer no iOS 14 e podem facilitar a visualização de diversas informações.

Reprodução

Já algo que chama a atenção por aqui, é que quem não deseja deixar a tela “cheia” de widgets, consegue concentrar uma parte dela para um widget, que pode mostrar as informações de mais de um aplicativo. Para isso, depois do widget estar configurado, você precisará apenas navegar pelos “pontos” que ficam ao seu lado para alternar entre os widgets disponíveis.

Legendas para fotos

As fotos tiradas com o iPhone ficam organizadas no aplicativo “Fotos”, que até possui alguns recursos interessantes. Entretanto, com o passar do tempo, as vezes pode se tornar complicado achar a foto de uma situação ou momento específico.

Assim, para mudar esta situação, os usuários ganharam no iOS 14 a possibilidade de adicionar “legendas” em suas fotos, que podem ser utilizadas nas buscas feitas no aplicativo.

Monitoramento de senhas no Safari

O safari é o navegador padrão da Apple no iOS e ele ganhou um recurso bem importante no iOS 14. Assim como o Google Chrome já faz em algumas plataformas, ao utilizar um login com uma senha “comprometida”, o Safari emitirá um alerta para o seu usuário poder tomar as providências necessárias.

App Clips

Já o último recurso desta lista que chamou a nossa atenção no iOS 14 se trata do App Clips, que funciona como pequenos aplicativos para serem utilizados ao se fazer a leitura de uma tag NFC.

Reprodução

Nesse caso, eles podem se provar bem úteis para uma utilização esporádica, como na hora de pagar um estacionamento ou usar um cupom de desconto.