Uma das maiores reclamações dos usuários do Google Chrome é a quantidade de memória RAM consumida pelo navegador. São muitos processos executados para cada guia aberta, extensão usada ou outras atividades, e o consumo de RAM aumentou ainda mais após correções de segurança em 2018. Porém, com a atualização de maio do Windows 10, isso está prestes a mudar.

A nova versão do sistema operacional possui um recurso de gerenciamento de memória chamado “SegmentHeap” focado em aplicativos Win32, como Chrome, Edge e Firefox. Neste fim de semana, o Google anunciou que ativou o suporte para o recurso na nova atualização mais recente do seu navegador, o Chrome Canary, para o sistema operacional.

publicidade

Reprodução

Novidade está disponível para o Windows 10. Foto: brightstars

publicidade

Utilizando a nova ferramenta, a Microsoft afirmou que conseguiu reduzir em 27% o consumo da memória RAM em seu próprio navegador baseado no Chromium, o Edge. Essa redução significativa ainda pode demorar um pouco para chegar a todos os usuários. Além disso, é importante ressaltar que apenas usuários da versão 2004 do Windows 10, lançada em maio, ou mais recente terão acesso ao recurso.

Via: Windows Latest

publicidade