O maior raio em distância horizontal do mundo, que ocorreu em 31 de outubro de 2018, teve seu início registrado em Santa Catarina. A revelação foi feita pela pesquisadora e meteorologista da USP, Rachel Albrecht, com base em imagens de satélite divulgadas na segunda-feira (29). 

O vídeo mostra que a descarga elétrica de 709 quilômetros de extensão e 11.360 segundos de duração surgiu inicialmente na cidade de Campos Novos e se ramificou para dois lados distintos. Tanto a extensão quanto a duração do raio puderam ser medidas com a utilização de um sensor que detecta fontes de descargas elétricas a cada dois milissegundos.

Imagem de satélite mostra início da ramificação do raio. Vídeo: Reprodução YouTube/G1

publicidade

“Uma ramificação seguiu para a cidade vizinha de Zortéa e então para o Oeste e Noroeste ao longo das cidades da fronteira do Rio Grande do Sul, até atingir a Argentina. Ao mesmo tempo, outra ramificação seguiu para a cidade de Campos Novos e então para o Sul, passando pelo Rio Grande do Sul até chegar no oceano, onde retornou para a Litoral Sul de Santa Catarina, terminando nos arredores de Armazém e Braço do Norte”, explicou Rachel. 

Segundo a pesquisadora, o fato de essas regiões serem propensas à formação de tempestades severas com enorme extensão horizontal contribuiu para que esse recorde de distância fosse registrado.

O material foi elaborado pelo pesquisador Michael Peterson, do Los Alamos National Laboratory, EUA, que submeteu o caso para a avaliação do OMM. O recorde oficial foi anunciado na última sexta-feira (26) pelo comitê da Organização Meteorológica Mundial (OMM). 

 

Via: G1