O Business Messages é uma nova ferramenta do Google que visa facilitar a comunicação entre marcas e clientes. Por meio do recurso – que é global -, qualquer pessoa pode enviar mensagens para empresas a partir de suas pesquisas, sejam elas feitas no buscador ou no Google Maps.

A ferramenta é resultado de um trabalho entre Google e Take, empresa brasileira que desenvolve soluções conversacionais e chatbots.

“Com o novo canal, temos a grande oportunidade de aprimorar ainda mais a comunicação entre empresas e pessoas, e em uma ferramenta que já faz parte do cotidiano das pessoas. O Business Messages vai melhorar a experiência dos usuários com as marcas, que terão uma presença digital ainda maior”, explicou Roberto Oliveira, CEO da Take.

Com o Business Messages, o contato entre usuários e empresas passa a ser facilitado. O recurso permite que marcas tirem dúvidas, mantenham informações atualizadas, publiquem imagens, compartilhem notícias, visualizem comentários e integrem chatbots. O resultado é mais produtividade, já que, no atendimento via mensagem, um único funcionário pode falar simultaneamente com vários clientes.

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“Ao pesquisar por empresas no Google, as pessoas poderão falar diretamente com elas por mensagem, acessando o Google Business Messages. Ou seja, o canal possibilita ao usuário entrar em contato com uma marca de maneira prática, sem precisar ligar para o estabelecimento”, afirmou Oliveira.

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Exemplo de atendimento via Business Messages da Coca-Cola. Imagem: Google

A Coca-Cola, por exemplo, que já é cliente da Take, é uma das marcas a estrear a ferramenta. “O Business Messages do Google chega para complementar a nossa oferta de canais de chat para o esclarecimento de dúvidas sobre promoções e produtos, além de dicas de ofertas e serviços delivery”, disse Tatiana Michelan, gerente de Relacionamento com o Cliente da Coca-Cola Brasil.

Embora o Business Messages seja semelhante ao Google My Business, a novidade conta com possibilidades de integração de API e uso de bots.

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Botão “Mensagem” no meio de outros botões já conhecidos. Imagem: Google

O novo canal de mensagens poderá ser acessado por usuários de Android e iOS, via buscador do Google e Google Maps, no botão “Mensagem” que aparece no menu das marcas cadastradas no recurso. As empresas interessadas devem consultar o Google ou a Take.