EnglishPortugueseSpanish

Uma série de aplicativos como Spotify, Tinder, Waze e TikTok apresentaram problemas de inicialização em dispositivos iOS na manhã desta sexta-feira (10). Nas redes sociais, usuários relataram que ao acionar os programas em iPhones e iPads, as plataformas travavam e fechavam durante o carregamento inicial. 

O episódio foi associado a um bug no SDK do Facebook, kit de desenvolvimento de software que garante a integração da rede social com os aplicativos terceiros. Nesta manhã, a empresa de Mark Zuckerberg afirmou que conduzia investigações sobre “um aumento nos erros do SDK do iOS que tem feito alguns apps não funcionarem”.

publicidade

Aparentemente, o problema já foi resolvido e não afetou dispositivos Android, de acordo com o site 9to5mac.

O site lembra que, em maio deste ano, houve um episódio semelhante em que falhas no SDK do Facebook também comprometeram o funcionamento de aplicativos em dispositivos iOS. O problema, diz o veículo, está relacionado com o formato dos dados de comunicação entre o SDK e as plataformas terceiras.

O conjunto de ferramentas do Facebook estabelece a comunicação de um servidor de dados com o aplicativo cliente. O código do app é projetado para receber esses dados em um formato específico. Quando há uma incompatibilidade no envio das informações do servidor do Facebook para a plataforma terceira, o código retorna respostas inválidas e provoca os problemas de inicialização.

Fonte: 9to5mac