Quando foi anunciado durante a Electronic Entertainment Expo (E3) de 2018, muitos foram céticos em relação ao Project xCloud da Microsoft. No entanto, ao que aprece, estamos prestes a ver ele em funcionamento.

De acordo com uma postagem feita no blog oficial da empresa por Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft, a partir de setembro, mais de 100 jogos presentes no Xbox Game Pass poderão ser jogados via nuvem em celulares e tablets, mesmo que estejam longe do console.

O melhor de tudo isso é que o serviço não terá nenhum custo adicional para os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate. A empresa destaca que basta uma conexão estável com a internet para poder jogar os games disponíveis em qualquer lugar, a partir de um dispositivo móvel.

“Assim como você faz com os populares serviços de streaming de filmes e músicas, quando a opção de jogar pela nuvem for implementada aos jogos do Xbox Game Pass Ultimate, você pode continuar jogando mesmo que esteja longe”, descreve Phil.

publicidade

Por fim, o serviço estará disponível em “países selecionados”. O Olhar Digital questionou a Microsoft sobre a disponibilidade do serviço por aqui. No entanto, até o momento desta publicação, não obtivemos resposta. 

O xCloud é uma iniciativa bastante interessante, pois permite que mesmo os jogos mais pesados sejam compatíveis com dispositivos mais modestos. Isso porque o processamento é todo feito na nuvem, sem a necessidade de qualquer comprometimento do hardware.

Novidades

Além da notícia dos jogos em nuvem, Phil destacou alguns pontos que reforçam o compromisso da Microsoft com os jogadores que fazem parte da família de consoles Xbox.

Apesar de os jogos lançados pela empresa rodarem melhor no Xbox Series X, próximo console da companhia, a Microsoft afirma que não vai forçar o usuário a mudar de videogame, e que vai manter os lançamentos para ambas as gerações por alguns anos.

Mesmo que o usuário compre um novo console, os jogos adquiridos não ficarão perdidos. Graças ao sistema de retrocompatibilidade, o Series X vai rodar milhares de jogos lançados para as três gerações anteriores (Xbox, Xbox 360 e Xbox One). Segundo Phil, esse sistema estará disponível desde o “dia um” do lançamento do novo aparelho. No entanto, isso vale apenas para os jogos que não utilizam o Kinect.

Além disso, os acessórios adquiridos anteriormente, como os controles Elite e adaptativo, podem ser usados na nova geração. Isso faz com que não seja necessário adquirir novos periféricos junto ao novo console.

Por fim, como já anunciado, teremos o Smart Delivery, sistema que faz com que, se um jogo for adquirido na geração anterior e for lançado para a nova, o usuário ganha o upgrade sem custo adicional. Por enquanto, os jogos confirmados com suporte à funcionalidade são: ‘Destiny 2’, ‘Gears 5’ e ‘Halo Infinite’. Além disso, ‘Assassin’s Creed Valhalla’, ‘Cyberpunk 2077‘ e ‘Marvel’s Avengers’ também devem contar com a opção.