A Agência Federal de Telecomunicações dos EUA (FCC, similar à nossa Anatel) aprovou os terminais de acesso à rede Starlink, da SpaceX, uma constelação de milhares de satélites em órbita da Terra que oferecerá acesso rápido à internet em qualquer parte do mundo.

A aprovação, que é essencial para que os equipamentos possam ser comercializados, também trouxe mais informações sobre o kit que os usuários irão usar para acessar a rede. Ele é composto por duas partes, uma antena em forma de disco, descrita anteriormente pelo CEO da SpaceX, Elon Musk, como “do tamanho de uma pizza média” e um roteador Wi-Fi.

Reprodução

Antenas da Starlink sobre prédio da SpaceX em Boca Chica, Texas. Foto: @bocachicagal

publicidade

A antena deve ser instalada em qualquer lugar com visão do céu. Quando ligada, a antena usa motores integrados para localizar e se orientar na direção do satélite mais próximo, o que não deve ser difícil, já que haverá mais de 1.200 deles em órbita. Um único cabo de rede liga ela ao roteador, transmitindo dados e energia elétrica. Este, por sua vez, é ligado à tomada. Computadores, tablets e smartphones se conectam a ele via Wi-Fi, como a um roteador comum.

A SpaceX continua afirmando que um beta do serviço estará em operação “no verão de 2020”, período que no hemisfério norte vai de 21 de junho a 22 de setembro. Atualmente a empresa tem 540 satélites em órbita. Um lote com mais 57 deveria ter sido lançado em 8 de julho, mas o lançamento foi adiado devido a condições meteorológicas.

Fonte: Teslarati