A Microsoft confirmou a existência de um bug no Windows 10 que faz com que o sistema indique incorretamente aos usuários o estado da conexão à internet, mostrando que a máquina está desconectada, quando na verdade a conexão está ativa e funcionando.

Segundo um artigo na Microsoft Technet, o problema afeta usuários do Windows 10 rodando a atualização de maio de 2020 (versão 2004), e está relacionado ao ícone de conexão na barra de tarefas (NCSI, “Network Connection Status Indicator” ou “Indicador de Estado de Conexão à Rede), que mostra incorretamente o estado da conexão.

publicidade

Não há detalhes sobre que condições específicas causam o problema. Felizmente, para os usuários, ele é apenas uma inconveniência cosmética. A Microsoft está ciente e investigando o bug, mas por enquanto não há uma correção.

Bugs viraram rotina

Este não é o primeiro problema que afeta usuários do Windows 10 que instalaram a atualização de maio. Em meados de julho, relatamos um bug que causava o “sumiço” de arquivos em máquinas com o recurso “Espaços de Armazenamento” ativado. Felizmente, é possível corrigir manualmente o problema, e recuperar os arquivos sem perda de dados.

publicidade

Outro problema, que só ocorre em condições bem específicas, pode fazer com que uma impressora USB deixe de ser reconhecida pelo sistema. Mais grave é um bug reportado no início de julho, que impede que o OneDrive sincronize arquivos com a máquina. Novamente, o bug pode ser corrigido com uma modificação manual no registro do sistema.

publicidade

Fonte: MS Power User