O primeiro voo de uma Starship em escala real pode acontecer ainda nesta semana, se uma série de teste programada para os próximos dias correr como planejado. A informação vem de Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, que em resposta a um seguidor no Twitter disse: “tentaremos voar no fim desta semana”.

Há duas semanas a SpaceX vem preparando o quinto protótipo da Starship, conhecido como SN5, para uma série de disparos estáticos, quando os propulsores são acionados por curtos períodos com a espaçonave presa ao solo, e para o que a empresa chama de “ensaio geral molhado” (WDR, Wet Dress Rehearsal), quando combustível é transferido para os tanques.

Testes de abastecimento foram cancelados nos dias 17, 20 e 21 de julho, e outro WDR e disparo estático estão programados para esta quarta-feira (22), com datas de backup nos dias 23 e 24. A julgar pelos comentários de Musk, caso estes testes sejam bem-sucedidos o primeiro voo deve ocorrer poucos dias depois.

publicidade

O primeiro voo de uma Starship provavelmente será curto. O objetivo da SpaceX é realizar o que chama de “salto”, com a espaçonave chegando a 150 metros de altura antes de retornar ao solo sob controle.

A empresa já está construindo uma sucessora da SN5, a SN8, que usará uma nova liga de aço desenvolvida pela própria empresa e mais resistente que as ligas “301” ou “304L” comumente usadas na indústria. A mudança pode ser uma resposta às falhas de protótipos anteriores em testes de pressurização.

Recentemente a empresa empilhou, pela primeira vez, um nariz (Nose Cone) sobre um protótipo da espaçonave, sinal de que pode estar se preparando para voos aerodinamicos a grandes altitudes.

Fonte: Teslarati