O Telegram entrou com uma ação na União Europeia acusando a Apple de práticas antitruste. O aplicativo de mensagens é apenas mais um serviço que questiona a taxa de 30% cobrada pela empresa por transações feitas na App Store sem que uma alternativa seja oferecida aos usuários.

Em uma queixa enviada ao departamento de competição da União Europeia, o Telegram diz que a Apple deveria permitir que usuários baixassem softwares por outros meios que não a App Store. Atualmente, a loja é a única fonte aceita para esses downloads no iPhone.

publicidade

O Spotify e a Rakuten já questionaram as práticas da Apple antes. As empresas também reclamam da taxa de 30% para transações, que garante receita próxima a US$ 1 bilhão por mês à Apple.

Pavel Durov, CEO do Telegram, escreveu um post falando sobre o assunto durante a semana. “A cada trimestre, a Apple recebe bilhões de dólares de aplicativos de terceiros. Ao mesmo tempo, os custos exigidos para hospedar e revisar esses aplicativos fica na casa das dezenas de milhões, e não em bilhões de dólares. Sabemos disso porque nós no Telegram hospedamos e revisamos muito mais conteúdo público do que a App Store jamais fará,” explicou o executivo.

publicidade

Ainda de acordo com o Telegram, a Apple barrou uma iniciativa da empresa em 2016, quando o Telegram pretendia lançar uma plataforma de jogos para o aplicativo de mensagens. A Apple ameaçou remover o app da App Store por violar políticas de uso, o que fez o Telegram abandonar o projeto.

A Apple nega qualquer irregularidade nas taxas cobradas pela App Store. Recentemente, Tim Cook defendeu que questionamentos à App Store são “razoáveis e apropriados”, mas ressaltou que as práticas de negócios da empresa são válidos.

publicidade

Via: ArsTechnica