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A Comissão Europeia informou nesta terça-feira (4) que irá investigar a aquisição da Fitbit pelo Google, anunciada em novembro passado. O órgão não confia nas promessas do Google de que os dados coletados pelas pulseiras da Fitbit não serão usados para exibir propagandas ainda mais personalizadas aos usuários.
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“Os dados coletados por aparelhos de pulso parecem… ser uma vantagem importante no mercado de publicidade online“, disse a comissão. “Ao aumentar a vantagem de dados do Google na personalização dos anúncios que ele exibe através de seu mecanismo de busca e em outras páginas, seria difícil para rivais se igualar aos serviços de publicidade online do Google”.
O Google respondeu ao anúncio com um post em seu blog europeu, assinado por Rick Osterloh, Vice-Presidente Sênior de Dispositivos e Serviços da empresa. No texto, o executivo afirma: “deixamos claro desde o início que não usaremos os dados da Fitbit para anúncios do Google”.
“Recentemente nos propusemos a assinar um contrato legal com a Comissão Europeia sobre nosso uso dos dados da Fitbit”, diz. “Como fazemos com todos os nossos produtos, daremos aos usuários do Fitbit a opção de consultar, mover ou excluir seus dados”.
A Comissão também se preocupa com o impacto que a aquisição pode ter no mercado europeu de dispositivos fitness, mais especificamente na interoperabilidade de aparelhos de concorrentes do Google com dispositivos Android.
Osterloh afirma que “acreditamos que a combinação dos esforços de hardware do Google e da Fitbit irá aumentar a competitividade no setor, tornando a próxima geração de dispositivos melhor e mais barata… Continuaremos a suportar ampla conectividade e interoperabilidade entre nossos produtos e os de outras companhias”.
Fonte: The Verge