O esperado Apple Watch 6 pode incluir um grande recurso no controle da saúde e até no combate ao novo coronavírus e outras enfermidades. O novo modelo do smartwatch da marca deverá trazer embarcado um medidor de saturação de oxigênio no sangue.

O rumor não parece infundado já que, em março deste ano, algumas evidências sobre a possível novidade foram encontradas dentro do código do iOS 14. 

Assim, o esperado é que o recurso seja implementado ao watchOS 7, novo sistema operacional dos relógios inteligentes da Apple. No entanto, ainda não está claro se outras versões do relógio, mesmo que contenham a atualização do sistema, conseguirão oferecer a medição do nível de oxigênio no sangue.

ReproduçãoEm versões anteriores, o relógio contava apenas com alguns recursos de eletrocardiograma. Foto: Cesar Schaeffer

publicidade

Segundo o site Digitimes, o novo hardware do relógio contará com um sensor específico para realizar a medição de oxigênio. A publicação reportou que a Apple teria fechado uma parceria com a ASE Technology para incluir a novidade. 

É esperado que o lançamento do Apple Watch 6 seja feito no fim do ano – provavelmente em outubro, junto ao iPhone 12. 

Apple no combate ao coronavírus

A notícia sobre a nova adição do Apple Watch vem em boa hora, considerando que estamos enfrentando a pandemia de Covid-19. 

Pessoas saudáveis possuem o nível de oxigenação sanguínea acima de 95%. Um nível abaixo dessa marca pode indicar problemas nas funções cardíacas e cerebrais. No entanto, pessoas infectadas pelo coronavírus podem não se sentir mal ao enfrentar diminuição de oxigenação sanguínea e utilizam um aparelho oxímetro para checar o nível. 

A funcionalidade de poder medir a oxigenação diretamente pelo pulso será uma grande vantagem a pacientes em todo o mundo. 

O Apple Watch já oferece aos usuários recursos de eletrocardiograma, que inclusive foi liberado recentemente no Brasil. Essa mesma funcionalidade ajudou a salvar a vida de um garoto de 13 anos nos Estados Unidos. 

Embora a novidade da Apple seja bem-vinda, ele não será o primeiro dispositivo do mercado a contar com o oxímetro. Lançado em outubro do ano passado, o Huawei Band 4, da chinesa Huawei, permite o uso do seu sensor de oximetria SpO2 (específico para medir a saturação de oxigênio).

Via: 9to5Mac