Para tentar frear Amazon, Google muda políticas de comércio online

Depois dos resultados alcançados pela varejista, Google Shopping anuncia medidas para aumentar competição no e-commerce
Wesley Santana06/08/2020 16h31, atualizada em 06/08/2020 22h56
20190228051251
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Devido à pandemia do novo coronavírus, os resultados comerciais da Amazon cresceram substancialmente. Conforme foi divulgado pelo Olhar Digital, a fortuna de Jeff Bezos, fundador da empresa, aumentou quase 20% só neste ano de 2020.

Ofertas

Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
Vendido por Amazon
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
De: R$ 11,85
Por: R$ 8,28
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 491,92
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 505,00

Por isso, frente ao crescimento da varejista e visando captar uma fatia do mercado de comércio eletrônico, o Google anunciou uma série de medidas para aumentar a competição neste segmento, inicialmente nos EUA.

O Google Shopping, plataforma de vendas da empresa, entre outras ações, decidiu retirar a comissão de vendas, que varia entre 5% e 15%, e também permitir que os vendedores usem outros serviços de pagamento, como o Shopify, e de gerenciamento de pedidos, que antes eram monopolizados pela própria empresa.

O Google também anunciou que a partir de agora os lojistas poderão importar suas listas de produtos prontas com os formatos mais usados no mercado digital. Na prática, os vendedores poderão usar o banco de dados das outras plataformas de comércio eletrônico, sem a necessidade de alteração.

Reprodução

Google tenta frear crescimento da Amazon no e-commerce. Foto: iStock

Outra ação tomada pela gigante foi alterar a política que exigia que os vendedores pagassem pelo anúncio e exibição dos produtos nos mecanismos de pesquisa. Agora, essa listagem passa a ser gratuita na intensão de que os lojistas enxerguem o Google como uma opção mais atraente e lucrativa.

Nos Estados Unidos, apesar de o Google ser o mecanismo de buscas mais usado, cada vez mais a Amazon tem conseguido sucesso no seu próprio modelo de negócio. Com isso, os usuários passam pelo Google durante as pesquisas, mas, na hora da compra, preferem a Amazon.

A luta não é de hoje

Desde 2013 o Google tenta ganhar notoriedade no comércio eletrônico, o que não está tendo eficácia. Até hoje, o gigante de pesquisas já alterou diversas vezes sua lógica comercial para tentar se equiparar a Amazon; porém, sem sucesso.

Em 2019, por exemplo, a plataforma adicionou um botão de compra no mecanismo de buscas para que os usuários pudessem fazer suas compras usando cartões salvos em suas respectivas contas. Assim, os consumidores poderiam fazer os pedidos sem precisar sair do Google.  

Ajuda externa

Ainda na tentativa de conquistar o setor, neste o ano o Google contratou Bill Ready, ex-executivo do PayPal, uma das maiores empresas de pagamentos online. Bill foi contratado para ser presidente de comércio e liderar os esforços de competição contra a Amazon.

Segundo o Google, essas novas políticas já estão em vigor nos Estados Unidos e devem ser lançadas em outros países ainda em 2020. Além disso, a empresa ainda afirma que quer tornar o mercado digital mais acessível para os varejistas de todos os tamanhos e dar mais opções e maneiras aos consumidores para que encontrem melhores produtos, lojas e preços.

Fonte: Google e The New York Times

Redator(a)

Wesley Santana é redator(a) no Olhar Digital