A tensão envolvendo o presidente dos Estados Unidos Donald Trump e as redes sociais acaba de ganhar um novo capítulo, e mais uma vez visita uma rede social muito popular entre os internautas: o Reddit. Dezenas de canais da rede social dedicada aos fóruns de discussão entre comunidades foram hackeados e modificados, com o objetivo principal de exibir mensagens em apoio à campanha de reeleição de Trump à presidência dos EUA. O ataque acontece depois do Twitter e do Facebook removerem mensagens do atual presidente norte-americano que publicavam notícias falsas sobre a crise pandêmica que o mundo enfrenta nesse momento.

Entre os canais (ou subreddits) afetados, temos alguns dos mais populares, incluindo vários programas de TV como as séries Black Mirror e BuffyNFL, The Pirate Bay, Disneyland, entre outros. São dezenas de milhões de assinantes combinados que foram atingidos pelo ataque.

O Reddit já identificou a origem do ataque e a mecânica utilizada para a invasão, que envolveu o roubo das contas dos moderadores, o que já foi confirmado pelas vítimas. E o motivo para tantas contas serem roubadas pelo ataque foi a ausência da autenticação em dois passos nos perfis.

Os proprietários de canais que foram afetados pelo ataque e/ou tiveram suas contas roubadas estão relatando os casos em uma thread específica, a Reddit ModSupport. Essa foi a forma que o Reddit encontrou para identificar as vítimas e ajudar a resolver os problemas.

publicidade

A conta do Twitter que reivindicou o crédito pelo ataque hacker ao Reddit está suspensa. Desse modo, não é possível obter mais informações sobre o ataque através do usuário que supostamente o executou.

 

 

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (foto: Reprodução)

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Imagem: Reprodução

 

Retaliação ao Reddit

 

O ataque hacker ao Reddit não acontece por acaso, e não é uma simples manifestação de apoio a Donald Trump. O incidente ocorre depois que o Reddit baniu o canal para apoiadores do presidente, o r/The_Donald, algo que aconteceu no fim de junho.

O canal foi banido da rede social por violar as regras de comunidade, já que recebeu muitas denuncias de bullying, assédio e ameaças a outros usuários.

O ataque também acontece depois que mais de 1.800 contas do jogo de MMORPG de mundo aberto Roblox foram vítimas de uma ação semelhante à ocorddia no Reddit no final de junho e início de julho de 2020: as contas foram roubadas e modificadas, passando a receber mensagens de apoio à reeleição de Trump.

 

 

Via: ZDNet