Os games do segmento battle royale têm se tornado bastante populares nos últimos tempos. Por conta disso, títulos em que há batalhas contra outros jogadores surgiram aos montes. Para se destacar neste cenário, as desenvolvedoras devem saber como se reinventar, esse é o caso da Mediatonic, responsável por ‘Fall Guys: Ultimate Knockout’.

O jogo tem uma premissa simples e bastante divertida, principalmente para os brasileiros que conhecem o famigerado quadro ‘Olimpíadas do Faustão’. O jogador, que controla um feijão colorido, é colocado em diversas provas em que devem vencer seus adversários com o objetivo de prosseguir para a próxima etapa.

publicidade

Em cada ‘sala’ do game são 60 jogadores que devem lutar para conseguir a coroa ao fim da bateria de provas. As atividades variam entre corridas de obstáculos, futebol e até jogo de memória. Em todas as partidas, há um número específico de personagens que podem se classificar, isso é definido pela ordem com que atravessam a linha de chegada ao fim de cada um dos circuitos.

Mecânicas

O jogador pode criar lobbys de partidas com até quatro amigos. No entanto, não há qualquer cooperação – exceto em fases em que há times – é cada um por si. Isso torna o recurso de criar salas personalizadas quase inútil, já que é a mesma coisa que cada um jogar por conta própria.

publicidade

A única vantagem é poder ficar de espectador dos colegas após ser eliminado em algum dos desafios. Resta aguardar se a Mediatonic implementará algo a mais para a funcionalidade. Caso contrário, é apenas algo dispensável.

Os controles são bem simples e se resumem em controlar o personagem e pular pelo cenário. Para os que querem assumir uma postura mais agressiva e abrir caminho para a vitória, é possível agarrar os adversários para atrapalhá-los ou derrubá-los de lugares altos. Isso pode ser bem útil para eliminar a concorrência em busca da coroa.

publicidade

O mergulho para a frente também é algo bastante importante. Como alguns pulos devem ser muito precisos, a presença de um sistema do tipo pode representar a pequena diferença entre o êxito e uma queda que pode resultar em eliminação.

Personalização

Para se diferenciar em meio ao grande número de participantes, os usuários têm muitas opções de personalização. São diversas cores, estampas, fantasias e modelos para escolher. Ainda é possível personalizar itens separadamente. Tudo para se destacar durante as partidas.

publicidade

As roupas e fantasias mais requisitadas podem ser adquiridas com moedas ganhas ao fim de cada prova. Por conta disso, para conquistar roupas únicas, é preciso jogar bastante. Os itens cosméticos considerados raros só podem ser adquiridos usando coroas ganhas ao fim dos circuitos, por conta disso, poucas pessoas contam com esses adereços.

Futuro

Em seu lançamento, que ocorreu em 4 de agosto para PC e PlayStation 4, o game recebe o selo de “Temporada 1”. Isso que dizer que, no futuro, a desenvolvedora pretende implementar novas fases, mecânicas e roupas.

Ao que parece, parcerias com companhias famosas podem ser realizadas. Isso faria com que o game contasse com roupas exclusivas e licenciadas de grandes personagens do universo dos videogames. Por enquanto, nada do tipo foi disponibilizado.

Conclusão

‘Fall Guys: Ultimate Knockout’ é um jogo bastante divertido e diversificado. Um game totalmente descompromissado e que consegue arrancar boas risadas justamente por conta da correria e da urgência para chegar em meio aos que se classificam para a próxima fase.

No entanto, como nem tudo é perfeito, há alguns problemas que incomodam bastante. É comum que, após algumas etapas, o jogador seja simplesmente desconectado da partida, fazendo com que ele deva reiniciar o circuito.

Outra coisa recorrente é passar pelas mesmas provas seguidas vezes. Isso ocorre geralmente nas primeiras partidas de cada sala, em que os mesmos desafios são sorteados.

Apesar disso, como dito, o título é muito interessante e leve por conta de sua estética colorida e exagerada em alguns momentos. Prova de todo esse sucesso é que o game atingiu o pico de 1,5 milhão de jogadores em um dia.

A empolgação dos jogadores foi tão grande que, durante a tarde do dia de lançamento, a empresa precisou bloquear o jogo temporariamente para aumentar a capacidade dos seus servidores. Cerca de uma hora e meia depois do lançamento, já eram 120 mil pessoas simultaneamente no jogo.

Para quem quiser vivenciar o desespero de participar de provas malucas ao estilo ‘Olimpíadas do Faustão’, ‘Fall Guys: Ultimate Knockout’ é o jogo perfeito. O game pode ser adquirido para PC via Steam por R$ 37,99. Para os jogadores de PlayStation 4, o título é um dos oferecidos gratuitamente pela PS Plus de agosto.