Nesta semana, a Microsoft veio a público para fazer críticas às políticas da Apple com relação à App Store. Recentemente, a equipe da desenvolvedora de jogos anunciou o xCloud, serviço que possiblita jogar via stream em seus dispositivos móveis. O recurso seria disponibilizado para as plataformas mobile, sendo necessário aderir ao Xbox Game Pass Ultimate, versão mais cara do famoso serviço da Microsoft.

A Apple já havia parado com a realização de testes do xCloud no iOS, o que causou desconforto por parte da Microsoft. Segundo a empresa, as políticas da Apple são rígidas demais, se tornando obstáculo para um possível avanço na tecnologia de games da coorporação. A App Store é a única plataforma que ainda não regulamentou o serviço, o que foi outro fator decisivo para que as críticas viessem de forma tão dura. 

Apple revida

A companhia norte americana também veio a público para dar esclarecimentos sobre às críticas feitas pela Microsoft. A empresa alega que seria necessário uma regulamentação e vistoria de todos os jogos disponíveis dentro do serviço, um a um, já que seriam aplicativos dentro de um outro programa.

A instituição foi acusada de “forçar” suas regras, a fim de negar o avanço tecnológico da desenvolvedora de jogos. A declaração também afirma que as regras para jogos eletrônicos são extremamente rígidas, principalmente se comparadas à temas sem relação com o mundo dos games.

publicidade

Facebook entra na briga

A empresa também emanou críticas relacionadas às políticas da Apple. O serviço do Facebook Gaming  está presente em diversas plataformas, inclusive na App Store, mas com funcionalidades removidas, devido às normas impostas pela empresa.

“Estamos focados em proporcionar uma ótima experiência para mais de 380 milhões de usuários, seja com a permissão da Apple em um aplicativo separado, ou não”, declarou Sheryl Sandberg, da equipe do Facebook Gaming.

Por fim, a Microsoft afirma que vai continuar buscando uma forma de incluir o serviço na plataforma da Apple, com a justificativa de que o usuário de jogos deverá sempre estar no coração da comunidade gamer.

Vale lembrar que o serviço Microsoft xCloud chega ao Android no dia 15 de setembro.

Fonte: The Verge