EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Usuários de iPhone que usam o Facebook Lite para economizar espaço e o uso de dados no aparelho devem dar adeus ao aplicativo. Pouco mais de um ano após lançá-lo no Brasil, o Facebook decidiu descontinuar o variante para iOS.

Brasileiros que abriram o aplicativo nesta terça-feira (11) receberam um aviso sobre a desativação do produto. “Você pode usar o Facebook original [para] se manter em contato com amigos e familiares”, informava a mensagem. 

publicidade

Mais tarde, a informação foi confirmada pelo site MacMagazine. Ao veículo, o Facebook informou que a decisão foi tomada devido à baixa adesão do Lite em dispositivos iOS. Além disso, a rede social disse estar trabalhando em melhorias para seu aplicativo original. Não se sabe, contudo, se com essas “melhorias” a empresa planeja alguma otimização relacionada ao tamanho do app ou ao gasto de dados móveis. 

O Facebook Lite foi lançado inicialmente para Android como uma alternativa mais leve ao aplicativo principal da plataforma. Como não exibe imagens em alta qualidade e não reproduz vídeos automaticamente, o app atende melhor aos usuários que não dispõem de uma boa conexão à internet.

publicidade

A variante é útil também para celulares com pouca memória (como os antigos iPhones de 8 GB e 16 GB), e para pessoas que moram em zonas rurais. 

lite-facebook.jpg

Facebook Lite foi lançada originalmente para celulares Android. Imagem: Reprodução

A versão para iOS chegou ao Brasil em março de 2019 pesando menos de 10 MB, aproximadamente 25 vezes mais leve que o app original do Facebook. Na mesma ocasião, também foi disponibilizada a opção Lite do Messenger, pesando 42,4 MB, pouco menos que o original (51,2 MB). 

Não foi informada a data específica em que o aplicativo será descontinuado, mas já não é possível baixá-lo na App Store. O Messenger Lite, por sua vez, continua disponível.