EnglishPortugueseSpanish

Na última quinta-feira a Nasa ligou pela primeira vez o helicóptero marciano Ingenuity desde o lançamento da missão Mars 2020 em 30 de julho. No momento a aeronave está acondicionada sob o chassis do rover Perseverance a caminho do planeta vermelho, onde deverá pousar em fevereiro de 2021.

Engenheiros da Nasa ativaram as seis baterias de íons de lítio que alimentam o helicóptero e as carregaram pela primeira vez, usando energia do gerador termoelétrico do Perseverance. Elas foram carregadas até 35%, processo que levou oito horas.

publicidade

“Este foi um grande marco, já que foi nossa primeira oportunidade de ligar o Ingenuity e fazer um ‘test drive’ dos eletrônicos desde que o lançamos em 30 de julho”, diz Tim Camham, gerente de operações do Mars Helicopter no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa no sul da Califórnia. “Como tudo ocorreu como esperado, iremos repetir esta atividade a cada duas semanas para manter um nível de carga aceitável”, afirmou.

“O teste de carga nos mostra que sobrevivemos ao lançamento e até agora podemos lidar com o inóspito ambiente do espaço interplanetário”, diz MiMi Aung, gerente do projeto Mars Helicopter no JPL. “Temos muitas outras conquistas pela frente antes que possamos tentar o primeiro voo experimental em outro planeta, mas no momento estamos todos muito confiantes no futuro”.

Fonte: Space.com

publicidade