A montadora norte-americana Lucid Motors anunciou que seu futuro sedan elétrico Lucid Air será o “veículo de carregamento mais rápido já oferecido”. Segundo a empresa, o automóvel deve contar com uma taxa de carregamento de até 20 milhas (32 quilômetros) por minuto. Em teoria, isso significa que, após 20 minutos de recarga, o carro elétrico terá autonomia por até 482 quilômetros.

De acordo com o The Verge, a companhia atribui essa capacidade ao uso de carregadores ultrarrápidos de 900 volts, a maior tensão entre os elétricos no mercado. Os equipamentos prometem cargas máximas de até 300 kW.

Em vias de comparação, o Supercharger V3 da Tesla oferece até 250 kW, com taxa de carregamento aproximada de 15 milhas por minuto de recarga.

A Lucid Motors fechou uma parceria para instalar os carregadores de 900V em parte das mais de 2 mil estações públicas de recarga da Electrify American, nos Estados Unidos. Além disso, a empresa afirma que está desenvolvendo um carregador doméstico com cargas “bidirecionais”.

publicidade

Na maioria dos carregadores para veículos elétricos, o fluxo de eletricidade é restrito ao sentido da rede para o automóvel. Os sistemas bidirecionais apresentam outra corrente que possibilita emitir a eletricidade do carro de volta à rede. A tecnologia do Lucid Air promete até mesmo a transferência de cargas entre dois veículos, pontua o site Roadshow.

Na falta de carregadores ultrarrápidos, o sedan elétrico ainda oferece um carregador 19,2 kW integrado, que proporciona uma taxa de 80 milhas por hora, caso conectado em uma fonte de eletricidade adequada.

Alcance

Na semana passada, a Lucid Motors anunciou que o Lucid Air vai oferecer um alcance de até 832 km com uma única carga completa. A informação foi divulgada pelo presidente-executivo da empresa, Peter Rawlinson, após testes realizados pela FEV North America, uma companhia de consultoria e desenvolvimento de veículos.

“Os resultados confirmam que o Lucid Air é o veículo elétrico com a maior autonomia até o momento”, disse a montadora em um comunicado à imprensa. De fato, se o potencial do novo carro da Lucid for confirmado, o veículo vai superar o recorde de 402 milhas (647 km) do Tesla Model S Long Range Plus.

O Lucid Air deve ser apresentado oficialmente em 9 de setembro.

Via: The Verge/Roadshow