Com o avanço espacial e diversas empresas falando sobre viagens turísticas na Lua ou em Marte, muitos já podem estar planejando as primeiras férias no espaço. Porém, como acontece em voos de aviões, uma série de regras de segurança devem ser seguidas, principalmente por se tratar de uma viagem na velocidade da luz. E por conta disso, a Nasa preparou um pequeno vídeo animado (em inglês) para preparar os viajantes.

publicidade

O vídeo, na realidade é uma breve introdução sobre alguns conceitos avançados sobre viagem espacial, como relatividade especial e a escala incompreensível do universo, só que com uma linguagem mais simples e direta. A criação não entra em grandes cálculos, mas como seu público alvo são as crianças, além de não ser necessário, tornaria ele mais difícil de se compreender.

Apesar disso, aqueles que assistirem conseguiram descobrir alguns fatos bem diferentes. Um exemplo disso é como o desconforto da dilatação do tempo significa que, para aqueles que viajam na velocidade da luz, passará menos tempo do que o “normal”. Outra coisa mostrada é que, mesmo chegando à velocidade da luz, não é possível chegar instantaneamente nos lugares. Isso é mostrando quando fala que demorariam nove meses para chegar ao limite do sistema solar a uma velocidade de 90% a da luz, algo em torno de 971,3 milhões de quilômetros por hora.

publicidade

Portanto, o vídeo não se trata realmente de regras de segurança para viagens espaciais na velocidade da luz. É apenas um curta divertido pensado para apresentar ideia para aqueles que desde pequenos se interessem pelos mistérios espaciais.

Nasa investiga vazamento incomum de ar na ISS

Apesar de um pequeno momento de descontração, a Nasa possui muitos assuntos sérios para resolver. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (20), a agência anunciou que tripulantes do segmento norte-americano do laboratório devem passar o próximo fim de semana no módulo de serviço russo Zvezda, administrado pela Roscosmos, por conta de um aumento no vazamento de ar das cabines.

publicidade

Segundo a nota, o vazamento não ameaça a segurança de astronautas. A Nasa explica que parte do ar das cabines da estação pode vazar ao longo do tempo. Para garantir que isso não interfira nas condições do ambiente, são realizados processos rotineiros de pressurização de tanques de nitrogênio, que chegam à ISS por meio de missões de reabastecimento.

Via: Futurism

publicidade