A SpaceX instalou um propulsor Raptor em mais um protótipo da Starship, o SN6, e está se preparando para um teste de disparo estático, no qual o propulsor é acionado com o foguete preso ao solo, neste domingo.

A SN6 foi movida para a plataforma de lançamento nas instalações da empresa em Boca Chica, no Texas, há pouco mais de uma semana. Enquanto isso o protótipo anterior, SN5, que fez seu primeiro voo de baixa altitude no início de agosto, foi levado de volta ao hangar para análises e reparos.

Originalmente o teste de disparo estático da SN6 não deveria acontecer antes de 24 de agosto, próxima segunda-feira. Entretanto, a SpaceX resolveu adiantar o teste, embora sem informar oficialmente o motivo. O mais provável é uma tentativa de evitar uma tempestade tropical que deve castigar o Texas entre a segunda e quinta-feira.

publicidade

A previsão do tempo para o domingo é de apenas 20% de chance de tempestade, o que significa que há 80% de chance da SpaceX realizar o teste em algum momento entre as 3h e 15h (horário de Brasília).

O teste deve começar com que o é conhecido como “ensaio geral molhado” (WDR, Wet Dress Rehearsal), quando o foguete é abastecido com combustível e são testados os sistemas responsáveis pela ignição, como bombas e compressores. Se tudo der certo, o disparo estático pode ser realizado em seguida.

Em teoria, se não houverem empecilhos causados pelo clima ou problemas técnicos, a SpaceX poderá tentar um voo da SN6 já na próxima sexta-feira, 28 de agosto.

Fonte: Teslarati