Em março, o aplicativo do Google Tradutor para Android ganhou um recurso que transcreve e traduz discursos de usuários quase em tempo real. Agora, a empresa lançou uma nova atualização que possibilita salvar as transcrições para consultas posteriores.

O processo é bastante simples. A tela de transcrição conta com um ícone de uma estrela – em referência a ‘favoritos’ – no canto superior direito. Para salvar o conteúdo, basta pressionar uma única vez o ícone. Em seguida, é apresentada uma caixa que permite ao usuário nomear a transcrição.

publicidade

Os arquivos podem ser acessados por meio da seção “transcrições salvas”, localizada na barra de menu lateral do aplicativo. Nela, é possível consultar, renomear ou excluir as transcrições favoritas.

O recurso funciona apenas por captura da fala ao vivo, por meio do microfone do celular, ou seja, a função não permite transcrever um arquivo de áudio. A transcrição em tempo real do Google suporta atualmente nove idiomas: inglês, francês, alemão, hindi, português, russo, espanhol, tailandês e italiano. Segundo o XDA Developers, o Google distribui a atualização gradualmente.

Reprodução

Vale lembrar ainda que o Google Tradutor apresenta outras duas funções muito interessante: a tradução por imagem e a transcrição de conversas. O primeiro recurso possibilita escanear textos com a câmera do celular e projetar a versão traduzida na própria em realidade aumentada na tela do aparelho. Para saber mais, confira o tutorial do Olhar Digital sobre o uso da ferramenta.

Já a transcrição de conversas funciona de forma semelhante à transcrição individual. O usuário seleciona dois idiomas, que são separados em dois botões para áudio de entrada. Para realizar o processo é necessário acionar o microfone do idioma correspondente ao próximo discurso. Após a fala do usuários a transcrição já aparece traduzida na tela e o aplicativo ainda reproduz a pronúncia das palavras.

Via: XDA Developers