EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O desenvolvimento das tecnologias de inteligência artificial se tornou cada vez mais sofisticado ao longo dos últimos anos. Computadores com maior poder de processamento vêm adquirindo repertórios abrangentes, dominando diversas áreas do conhecimento e capacidades diferentes.

Um exemplo deste desenvolvimento é o GPT-3: sistema desenvolvido pela OpenAI baseado em machine learning (aprendizado de máquinas) que possui a capacidade de escrever diversos tipos de gêneros textuais com grande verossimilhança a qualquer trabalho executado por um humano. 

publicidade

Poder de processamento e execução

O potencial deste sistema é vastíssimo. Devido a alimentação constante de referências textuais em sua base de dados, o GPT-3 conhece e é capaz de reproduzir linguagens para os mais diversos fins que se possa imaginar.

Isto dá ao sistema utilidade para todos os mercados, se tornando uma ferramenta extremamente importante nas mais diversas produções de conteúdo profissional. Da poesia a literatura, do jornalismo ao direito: as possibilidades de criação original por parte do GPT-3 demonstram que seu poder produção é vasto. 

publicidade

Preocupações

No entanto, assim como em qualquer outra evolução tecnológica, riscos e preocupações sociais e éticas estão atreladas à sua atuação. Devido à sua exposição a um vasto banco de dados, com conteúdos diversos, o GPT-3 está exposto a aprender conteúdos de ódio, como xenofobia, racismo e machismo, por exemplo.

 

Este é um problema que máquinas de inteligência artificial, alimentadas por conteúdos públicos, já passaram anteriormente. A discussão sobre a qual tipo de discurso estas máquinas estão expostas, ou como elas devem interpretar narrativas de ódio, é mais que necessária para a implementação comercial desta tecnologia em nossa sociedade.

O saldo final é positivo?

O fascinante potencial de produção que o GPT-3 possui cria uma reflexão sobre como estas máquinas irão definir a humanidade no futuro. Trabalho, entretenimento, geração de riquezas e diversos outros pontos de nossas vidas serão influenciados pela enorme capacidade de processamento destes computadores.

A necessidade de regular o que é apreendido pela inteligência faz parte do processo de estabelecimento de uma nova ferramenta na estrutura social. O produto desta tecnologia em nossa produção é gigantesco e benéfico para todos.

Fonte: The Next Web