O Facebook críticou a nova política de privacidade instituída no iOS 14, mais recente versão do sistema operacional da Apple que equipa iPhones e iPads. A atualização da Maçã restringe o potencial de rastreamento dos usuários por ferramentas de anúncios digitais, como o Facebook Ads.

Em posts publicados no blog oficial da rede social na quarta-feira (26), a empresa explica como “está preparando seus parceiros para o iOS 14”, em clara preocupação quanto a efetividade de seus serviços de publicidade digital.

Em resumo, a nova atualização desenvolvida pela Apple restringe a capacidade de rastreamento dos usuários por parte de plataformas veiculadoras de anúncios. A ferramenta de identificação dos anunciantes (IDFA), anteriormente livre para acesso por parte dos desenvolvedores, agora necessitará de autorização explícita do usuário para ser utilizada.

Reprodução

publicidade

Atualização do iOS 14 restringe o potencial de rastreamento dos usuários por ferramentas de anúncios digitais, como o Facebook Ads. Créditos: dawnfu/Pixabay

 

Anúncios prejudicados

Para o Facebook, este novo processo se torna um gargalo no sistema de anúncios digitais da rede. Assim, a nova política afetaria não a plataforma, mas sim seus parceiros anunciantes.

“Esperamos que essas mudanças afetem desproporcionalmente a Audience Network, devido à sua grande dependência da publicidade de aplicativos. Como todas as redes de anúncios no iOS 14, a capacidade do anunciante de segmentar e medir com precisão suas campanhas na Audience Network será afetada e, como resultado, os editores devem esperar que sua capacidade de monetizar efetivamente na Audience Network diminua”, comunicou a rede em seu blog oficial.

Por fim, a plataforma comenta que tal decisão pode, inclusive, afetar o ato de prover suporte de anúncios para o sistema móvel. “Em última análise, apesar de nossos melhores esforços, as atualizações da Apple podem tornar a Audience Network tão ineficaz no iOS 14 que pode não fazer sentido oferecê-la no iOS 14. Esperamos menos impacto em nosso próprio negócio de publicidade e estamos comprometidos em apoiar os anunciantes e editores por meio dessas atualizações.”

Privacidade dos usuários

Nos últimos anos, cresce a preocupação das grandes empresas de tecnologia quanto a privacidade dos usuários. Boa parte desta demanda ocorreu pela ação ativa de estados nacionais, principalmente na União Europeia, exigindo maior proteção aos dados gerados pela população.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo, vem na esteira deste movimento. O acesso aos dados de usuários por parte de anunciantes, empresas e outros entes interessados se torna mais restrito, colocando a decisão de compartilhá-los na mão de cada indivíduo.

Fonte: 9to5Mac