Nesta sexta-feira (28), usuários da operadora Claro relatam problemas em realizar ligações e utilizar a internet oferecida pela empresa. Segundo relatos publicados no site Downdetector, os aparelhos estão sem sinal para realizar chamadas há quase uma hora. 

Em um caso mais extremo, um usuário reclama que as ligações não completam na maioria das vezes, mas quando consegue, a chamada é direcionada para outro número. O reclamante afirma que isso acontece com ele e com amigos. 

publicidade

Capturar.jpg

Mapa de reclamações do site Downdetector. Foto: Downdetector/ Reprodução

Em nota enviada ao Olhar Digital, a Claro afirma que a falha foi pontual e afetou apenas alguns clientes da Zona Sul de São Paulo. Confira o comunicado na íntegra: 

“A Claro informa que sua rede está operando normalmente. A operadora esclarece que, devido a uma falha pontual em um de seus equipamentos de rede, alguns clientes da Zona Sul de São Paulo podem ter observado dificuldades para acessar o serviço de voz móvel da empresa. A rede de internet e demais serviços seguiram funcionando normalmente. A Claro reforça que suas equipes técnicas atuaram imediatamente na ocorrência para normalização do serviço no menor tempo possível.” 

Velocidade do 5G

Em 26 de agosto, o diretor de evolução tecnológica de rede Claro, Luiz Bourdot, afirmou em um evento virtual que as redes 5G podem chegar no Brasil com velocidade superior a 2 Gbps em alguns locais do país. No entanto, o executivo não informou quando que isso poderá ocorrer.

A implementação definitiva da tecnologia 5G ainda depende da liberação da utilização de mais espectros no país, processo este que depende de um leilão promovido pela Anatel. O evento está programado para acontecer em 2021, ainda sem data exata definida. Apesar da liberação pendente pelo leilão, a tecnologia já está presente no Brasil.

Logo após as concessões forem feitas para as operadoras e a frequência ser colocada para uso, será possível unificar as redes LTE (4G) com as novas faixas de frequência dedicadas ao 5G. Bourdot ainda afirma em entrevista que a velocidade ultrapassará a marca de 2 Gbps.

A expectativa da operadora para implementação da tecnologia 5G é alta. Bourdot relata que, em testes realizados na sede da Claro, um espectro que opera em frequência 100MHz registrou velocidade de 1,16 Gbps em navegação. Já a tecnologia 5G DSS proposta pela operadora registrou conexão de 439 Mbps.