Nesta segunda-feira (31), o governo de São Paulo disponibilizou 20 mil vagas para cursos online na área de tecnologia da informação (TI) destinados apenas para mulheres. O conteúdo é gratuito e pode ser cursado por mulheres que residem em algum dos 645 municípios do estado.

Os cursos serão ministrados por meio da plataforma da Universidade Virtual de São Paulo (Univesp). As interessadas poderão escolher entre quatro opções de cursos: Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile.

Os cursos têm duração de 80 horas e poderão ser concluídos em até três meses. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 4 de setembro, com previsão para início das ministrações para o dia 14 de setembro.

Reprodução

publicidade

Mulher trabalhando com TI. Imagem:Gorodenkoff/Shutterstock

Para se inscrever, a candidata precisa ter a partir de 16 anos, ser alfabetizada, domiciliada no estado de São Paulo e fazer o cadastro no portal Via Rápida. Caso haja mais inscritas do que o número de vagas disponíveis, terão prioridade as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência. A convocação, então, será feita por e-mail.

Para receber o certificado do curso, a estudante deverá ter completado a carga horária total do curso, bem como atingido a média de 7,5 nas avaliações.

Cursos avançados

Além das 20 mil vagas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), também disponibilizará 500 vagas para cursos avançados.

Os cursos abrangem diversas áreas de TI, têm duração de 40 e 200 horas e serão ministrados online, com aulas ao vivo, material didático e vínculo direto com alguma unidade real do Senac.

Semelhantes aos cursos mencionados anteriormente, esses terão suas vagas destinadas preferencialmente a mulheres, mas que já tenham feito cursos introdutórios.

Via: Agência Brasil