Cerca de 4.990 municípios brasileiros, onde 97% da população nacional vive, já contam com internet móvel 4G, apontou um levantamento feito pelo SindiTelebrasil em julho deste ano.

Conforme os dados apresentados, entre agosto de 2019 e julho de 2020, 408 novos municípios receberam a cobertura, representando um crescimento de 8,9% da cobertura em 12 meses. O resultado foi muito além do esperado pelos pesquisadores, quando a expectativa era alcançar 1.079 municípios.

“Para a continuidade da expansão dos serviços no mesmo ritmo da demanda da população por novos serviços, são necessárias políticas públicas que priorizem a digitalização do Brasil e modernização das leis municipais de antena”, disse o presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari.

“Hoje, em mais de 300 municípios, existem legislações desatualizadas, que dificultam e muitas vezes impedem a instalação de infraestrutura de Telecom”, completou.

publicidade

iStock/Natali_Mis
Foram 408 novos municípios que receberam a cobertura em 12 meses. Créditos: iStock/Natali_Mis

Se considerarmos a cobertura 3G, a banda larga móvel chega em todos 5.225 municípios brasileiros, representando 99,9% da população brasileira.

Atualmente, o Brasil tem 198,2 milhões de acessos à banda larga móvel, 3G e 4G. O país também fechou o mês de julho com um total de 232,4 milhões de acessos, se considerarmos os acessos fixos e móveis.

Qualidade do sinal

Além da expansão do sinal de 4G no Brasil, a qualidade da banda larga tem acompanhado o ritmo. Em maio deste ano, a OpenSignal, empresa que monitora a qualidade de conexões de internet móvel, fez um levantamento e notou um avanço significativo na qualidade do sinal.

No primeiro trimestre deste ano, os smartphones ficaram 79,3% do tempo conectados às redes móveis, representando um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período de 2019 – o terceiro maior aumento da América Latina.

Conforme levantou a OpenSignal, a “Experiência de Velocidade de Download”, que cria uma média ponderada de velocidade em redes 3G e 4G, ficou em 15,3Mbps, perdendo apenas para o Uruguai, México, Argentina e Porto Rico, na América Latina.

Fonte: TeleSíntese