EnglishPortugueseSpanish

O CEO do grupo Volkswagen, Herbert Diess, desmentiu rumores de que a montadora e a Tesla estão buscando algum tipo de acordo ou cooperação. Diess e o CEO da Tesla, Elon Musk, se encontraram durante uma visita de Musk à Alemanha na semana passada.

Os rumores surgiram depois que Diess publicou um vídeo em seu perfil no LinkedIn onde Musk aparece fazendo um “test drive” do novo carro elétrico da Volkswagen, o ID.3, na pista do aeroporto de Braunschweig-Wolfsburg.

publicidade

Aparentemente, Musk não resistiu à tentação de “pisar fundo” por alguns momentos. “Você sabe, esse é um carro para o público geral, não uma máquina de corrida”, lembrou Diess a Musk, que respondeu “Eu sei, só queria ver como é a aceleração”. O CEO da Tesla elogiou a dirigibilidade do ID.3, dizendo que “para um não esportivo, é muito boa”.

Após o passeio, Diess esclareceu o propósito do encontro nos comentários do vídeo. “Só para deixar claro: apenas dirigimos o ID.3 e tivemos uma conversa – não há nenhum tipo de acordo/cooperação sendo estabelecido”.

Musk retribuiu a cortesia convidando Diess e outro executivo da VW, Frank Welsch, para uma volta no Tesla Model Y. “Este carro é para nós, em muitos aspectos (não todos!) uma referência”, disse Diess. “Em experiência do usuário, atualizações, recursos para direção, desempenho dos modelos topo de linha, rede de carregadores, autonomia. Grande vantagem: o Model Y foi concebido como um carro elétrico – assim como o ID.3. Muitos de nossos concorrentes ainda usam suas plataformas de combustão interna. O resultado: eles não conseguem ter os melhores carros elétricos”.

Elétrico para todos

O Volkswagen ID.3 foi apresentado em setembro passado como o primeiro “elétrico para as massas” da montadora, custando “abaixo de € 30.000” pelo modelo básico, que possui uma bateria de 45kWh e oferece 330 quilômetros de alcance.

Ele será o primeiro veículo construído na nova plataforma modular totalmente elétrica da montadora, que será a base para dezenas de carros e SUVs que estão em desenvolvimento, como parte do investimento de vários bilhões de dólares do grupo Volkswagen em veículos elétricos. Entre estes veículos está o ID.4, um SUV cujo design interior foi recentemente revelado.

Fonte: LinkedIn