O Instagram está testando três novos layouts para a página inicial do app. O objetivo é incorporar melhor as abas “Reels” e “Loja” com base no comportamento do usuário na plataforma. Os novos designs foram revelados pela marca via Twitter nesta quarta-feira (9).

Os primeiros países que deverão conferir os novos modelos da home serão Brasil, Índia, França e Alemanha. A escolha dos locais foi justificada pelo Instagram por conta do “impulso” que estes países têm apresentado frente ao Reels, recentemente lançado para concorrer com o TikTok

publicidade

Layouts

A diferença de disposição de elementos na página inicial do Instagram poderá parecer tímida, mas os modelos “representam como as pessoas estão usando o aplicativo e dando amor extra aos criadores, vídeos e compras”, assim como afirmou o app. Por isso, no primeiro novo design, a guia “Explorar” poderá ser substituída por “Reels” e a aba “Atividade” pelo botão de “Loja”. As excluídas da parte inferior da tela seriam remanejadas para cima, alocadas próximas à caixa de entrada (Direct).

publicidade

Em um segundo layout, a criação de novo post ficaria ao lado do nome do app, no canto superior esquerdo. A aba “Atividade” estaria disposta no canto superior direito. Na linha inferior no aplicativo, poderiam ser encontradas as opções “Home”, “Explorar”, “Reels” substituindo a opção de criar, assim como a “Loja” deve entrar no lugar de “Atividade”. O último botão da linha continuaria sendo o “Perfil”.

Reprodução

publicidade

Rede social apresentou três opções do que poderá ser a nova home em breve. Créditos: Instagram/Twitter/Divulgação

No terceiro e último design, há a possibilidade de todos os atalhos (Home, Explorar, Reels, Loja, Atividade e Perfil) serem movidos para a linha inferior da página inicial. O modelo faria com que a opção para criar publicações fosse colocada no canto superior direito da home. Inclusive, esta escolha de página inicial pode fazer com que o Instagram fique um pouco mais parecido com o Facebook.

publicidade

Cabe frisar que todos os layouts são diferentes, mas ambos irão focar o Instagram Reels e a possibilidade de fazer comprar pelo app ao mover-se por uma ou duas seções já existentes. De qualquer forma, é a primeira vez que a rede social divulga e até “empurra” a opção “Loja” de forma ampla.

Fonte: Engadget