A Tesla definiu um cronograma para a construção de sua gigafábrica no Texas, onde serão produzidos veículos para atender à demanda da costa leste dos EUA. De acordo com informações divulgadas pelo site Elektrek, a montadora pretende concluir o primeiro estágio das obras em maio de 2021.

O terreno de 8 mil km² vai abrigar a maior fábrica da montadora até o momento. Ele foi adquirido há dois meses por US$ 97 milhões (R$ 515 milhões), e desde então vem sendo preparado para o início da construção. Em agosto, um vídeo do local já mostrava alguns caminhões trabalhando na limpeza e nivelamento do solo.  

publicidade

O cronograma apresentado pela Tesla a parceiros comerciais no dia 27 de agosto, e que veio a público nesta quinta-feira (10), é o seguinte:

publicidade
  • Início da avaliação preliminar: 17 de julho de 2020;
  • Finalização da estrutura: 30 de dezembro de 2020;       
  • Primeira conclusão substancial da obra: 1º de maio de 2021.  

Na construção civil, “estrutura” é a sustentação dos edifícios, isto é, a etapa na qual eles estão suficientemente construídos por fora – pilares, vigas, paredes e separação dos ambientes – para que se comece a trabalhar em seu interior. 

Quanto à “primeira conclusão substancial”, entende-se que será o estágio em que a fábrica ainda não estará completamente pronta, mas já poderá ser usada pela Tesla para começar a produção em algum grau.

publicidade

Reprodução

Tesla Model 3 será um dos veículos produzidos na gigafábrica do Texas. Imagem: Aleksei Potov/Shutterstock

publicidade

O principal veículo que se pretende montar no local é o novo Cybertruck, picape elétrica com capacidade para alcançar a velocidade de 100 km/h em menos de três segundos. Já os carros produzidos na gigafábrica para atender à demanda da costa leste serão o Model 3 e o Model Y, enquanto o mercado oeste continuará sendo suprido pela filial de Nevada.

O terreno fica a 15 minutos do centro da cidade de Austin, e terá ainda uma área de lazer para a população, com espaço para caminhadas e pistas de ciclismo.

Austin será a terceira cidade americana a receber uma construção da Tesla. A companhia está presente também em Buffalo, no estado de Nova York, e Storey, em Nevada.

Via: Elektrek