Em seu blog oficial, o Facebook anunciou a disponibilidade de legendas automáticas para vídeos visualizados dentro do Instagram TV (IGTV). Inicialmente lançado com 16 idiomas principais, o recurso, diz a empresa, faz uso do algoritmo de inteligência artificial (IA) do Facebook para entregar textos mais precisos – sinalizando um reconhecimento de falhas da companhia em produtos similares em seu passado.

De acordo com o anúncio, o Facebook buscou aprimorar soluções de legenda que já havia implementado no passado para atender a uma demanda cada vez maior de usuários com alguma deficiência visual. A ideia da companhia fundada e chefiada por Mark Zuckerberg é a de usar a sua IA para “aprender” mecanismos preditivos de linguagem que lhes permitam fazer a entrega de uma legenda não apenas correta, mas que antecipe o discurso a ser reproduzido no vídeo.

“À medida que mais pessoas usarem as legendas, a nossa IA vai aprender [mais] e esperamos que essa qualidade continue a melhorar”, disse um porta-voz do Facebook ao site VentureBeat.“Esse é só um pequeno passo, mas vamos também analisar uma expansão para outros produtos, idiomas e países, daqui para frente.”

Reprodução

publicidade

Facebook implementou novo formato de legenda no Instagram TV. Imagem: Reprodução/Facebook

Como funciona

Segundo o Facebook, foi desenvolvida uma técnica que usa modelos de texto advindos de postagens públicas no feed de notícias para dar uma base de referência à IA. A tecnologia conta com um recurso de reconhecimento de discurso que antecipa os caracteres de algumas palavras.

As postagens públicas foram utilizadas pelos engenheiros da rede social para adaptar a ferramenta inteligente ao uso de alguns termos específicos, como “Covid”, permitindo-lhe prever quando eles poderão aparecer nos vídeos.

Ademais, aprimoramentos de infraestrutura permitiram que o Facebook lançasse o novo recurso com capacidade de suportar a maior demanda vinda com a pandemia. De acordo com a rede social, o volume de transmissões ao vivo feitas pelo Facebook Live e ferramentas adjacentes mais que dobrou em junho de 2020, quando comparado ao mesmo mês de 2019.

A medida visa oferecer um recurso aprimorado de legendas para o público com dificuldades visuais, mas também serve para aliviar a imagem negativa atrelada ao Facebook em ofertas similares no passado: em 2019, o lançamento de um foguete Antares, da Northrop Grumman, foi transmitido ao vivo via Facebook Live, mas trouxe legendas sem nenhum sentido em relação ao que se via na tela, exibindo palavras e caracteres aleatórios e comprometendo a experiência de quem assistia.

Desde então, melhorias foram feitas no sistema, com a rede social agora transportando tudo ao Instagram. O recurso ainda está em fase de roll out, ou seja, vem sendo distribuído à base de usuários de forma gradual, então se você já não o tiver, deve percebê-lo em pouco tempo. Para quem já enxergar o serviço, uma nova opção nas configurações do IGTV permitirá o seu acionamento.

Fonte: VentureBeat