Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), mostrou que os investimentos em hardware, software e outros serviços de tecnologia não devem crescer muito este ano. O avanço deve ser de apenas 0,4% em relação a 2019, quando o setor cresceu 10,5%, se compararmos ao ano anterior.

Mesmo com este aumento em 2019, o Brasil caiu da 9ª para 10ª posição na lista de países que mais investem em tecnologia. Este ano, se manteve no mesmo patamar. O ranking é liderado pelos Estados Unidos, com um investimento de US$ 871 bilhões, seguidos pela China, com US$263 bilhões.

publicidade

Segundo o presidente da associação, Rodolfo Fücher, embora os investimentos tenham crescido no ano passado “outros países cresceram mais rápido” por causa do cenário econômico e da valorização do dólar.

Para a Abes, a estagnação nos investimentos em tecnologia foi causada principalmente pela  interrupção na cadeia de suprimentos, que normalmente são componentes vindos da Ásia, além da paralisação de linhas aéreas, consequências da pandemia.

publicidade

O novo dado pode afetar diretamente o retorno financeiro do investimento do país em tecnologia, tendo em vista que, no Brasil, 52,5% do faturamento do setor está concentrado justamente em hardware.

ReproduçãoBrasil é o 10º país que mais investe em tecnologia no mundo. Créditos: Sefa Ozel/iStock

publicidade

Investimentos na pandemia 

A corrida das empresas para implantar projetos inovadores de transformação digital durante a pandemia não foi suficiente para acelerar os investimentos em tecnologia no Brasil.

Companhias ligadas a manufatura, varejo, turismo, restaurantes, cinemas, teatros e eventos, precisaram reorganizar seus gastos, o que impactou diretamente o investimento em inovação.

publicidade

Segundo o IDC, esta mudança na estrutura de gastos das empresas terá um impacto maior em equipamentos. A consultoria prevê uma queda de 24,7% nas vendas de servidores e de 11,6% nas de equipamento de armazenamento de dados neste ano.

 

Fonte: Valor Econômico